Image Map

26 de agosto de 2016

Voltumna

۞ ADM Sleipnir

Voltumna (ou Veltha) era uma divindade etrusca originalmente de natureza ctônica, mas posteriormente elevada ao status de divindade suprema do panteão etrusco ( deus Etruriae princeps). Para os etruscos, Voltumna era primeiramente o deus protetor da federação etrusca; alguns estudiosos acreditam que ele também tenha sido uma espécie de deus do céu, similar a Zeus. Em Roma, Voltumna era equivalente ao deus Vertumo.

O culto a Voltumna estava centrado em Volsínios (atual Orvieto) uma polis da civilização etrusca no norte da Itália. A união dos vinte povos (populi) etruscos era renovada anualmente no bosque sagrado do Fanum Voltumnae ("Santuário de Voltumna"), situado próximo em Volsínios. Sabe-se que no Santuário de Voltumna eram realizados jogos, porém, a natureza dos mesmos é desconhecida.

No fórum Romano, próximo ao Templo de Castor e Pólux se situava um santuário dedicado a Voltumna no Vico Toscano.

Estatueta representando Voltumna

fontes:
  • Wikipédia (em inglês); 
  • Livro "A Dictionary of Gods and Goddesses, Devils and Demons", de Manfred Lurker.
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Nenhum comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby