5 de setembro de 2016

Renenutet

۞ ADM Sleipnir




Renenutet (também conhecida como Termuthis, Ernutet, Renenet) era uma deusa cobra egípcia, venerada na região do Delta. Ela era uma deusa poderosa, cujo olhar tinha o poder de destruir seus inimigos. No entanto, os antigos egípcios não tinham motivos para temê-la, pois ela lhes oferecia proteção em muitas áreas de sua vida. 

Características

Ela era geralmente descrita como uma mulher, às vezes com cabeça de uma serpente naja, ou como uma enorme serpente naja tendo na cabeça uma coroa com duas plumas altas e, de vez em quando, um uraeus ou o disco solar e chifres de vaca. Ainda podia ser mostrada como uma serpente amamentando uma criança, principalmente o filho do faraó. Ela também foi representada com uma cabeça de leão, como Hathor em sua forma de "Olho de Rá". 

Renenutet foi por vezes considerada a esposa de Geb (o deus da terra) e mãe de Nehebkau (o deus serpente que guardava a entrada para o submundo e também auxiliava Ra durante sua travessia), mas outras tradições afirmavam que ela era casada com Sobek ou com Shai, o deus do destino. Ela era a mãe de Nepri, a personificação do milho, que era intimamente associado com Osiris. No entanto, como um exemplo de maternidade perfeita, ela foi fundida com Ísis ( esposa de Osíris) como Isermithis ou Thermounthis



Para os antigos egípcios, nomes eram palavras de grande poder. Como uma deusa da amamentação, Renenutet dava a cada um bebê recém-nascido um nome secreto, através do leite de sua mãe. Nessa função ela era conhecida pelo epíteto "Aquela que cuida". Ela também protegia as crianças de maldições. Na verdade, era dito que as crianças "tinham Renenutet sobre o ombro desde o nascimento". Neste papel, ela estava ligada com Meskhenet, uma deusa do parto, que na verdade supervisionava o trabalho de parto. 

Os antigos egípcios acreditavam que, para que uma pessoa pudesse desfrutar a vida eterna, a sua imagem e seu nome deveriam sobreviver. Como Renenutet dava a cada pessoa o seu nome, ela era equiparada ao deus Shai, como uma deusa do destino. Ramsés II certa vez afirmou que ele era o "Senhor de Shai e Criador de Renentet", como uma indicação de seu poder de controlar o seu próprio destino. Renenutet e Shai foram muitas vezes representados com Thoth e foram, por vezes chamados de "as mãos de Thoth". 

De acordo com os Textos das Pirâmides, Renenutet era a deusa da abundância, e boa sorte. Cobras eram vistas frequentemente ao redor dos campos durante a época da colheita, caçando os roedores que ameaçavam a cultura. Como resultado, Renenutet era considerada a protetora das colheitas, possuindo os epítetos "Deusa do Duplo Celeiro", a "Dama dos Campos Férteis" e "Senhora do Celeiros". Amenemhat III e IV Amenemhat dedicaram um templo à Renenutet, Sobek e Hórus na cidade de Dja (conhecida pelos gregos como Narmouthis ou Harmounthis, chamada hoje de Medinet Madi), que foi ampliado durante o período ptolomaico. Neste templo, um festival anual da colheita era realizado em sua homenagem, durante o qual uma parte dos melhores produtos eram oferecidos a ela, e em todo o Egito, santuários dedicados a ela foram construídos em áreas onde se fabricava vinho. 

Renenunet também era a protetora do faraó no submundo, onde imbuída suas roupas com um poder que repelia seus inimigos. Durante o Império Novo, o papel dela se expandiu para incluir a concessão de poderes mágicos às bandagens da mumificação. Durante o período ptolomaico (304 a 30 a.C.) ela era conhecida como "A Senhora dos Mantos", em virtude de sua associação com as roupas. No além-túmulo, ela era ainda encarregada de alimentar as almas dos defuntos.


Agradecemos sua visita e se gostou da leitura, deixe seu comentário! Compartilhe também nossos posts nas redes sociais!

Nenhum comentário:



Seu comentário é importante e muito bem vindo. Só pedimos que evitem:

-Xingamentos / Ofensas;
-Incitar o ódio e o preconceito;
-Spam;
-Publicar referências e links de pornografia;
-Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Reservamo-nos ao direito de remover qualquer comentário nessas condições.

De preferência, faça login com uma conta do Google, assim poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby