Image Map

13 de janeiro de 2017

Uttu

۞ ADM Sleipnir


Uttu (ás vezes chamada de Deusa Aranha)  é a deusa suméria das artes domésticas, da tecelagem e vestuário, às vezes confundida com Utu/Shamash, o deus sol sumério. Ela é filha dos deuses Enki e Ninkurra, e bisneta de Ninhursag. Na produção de tecidos, ela compartilha com as mulheres humanas o seu dom criativo. Acreditava-se que Uttu fosse o modelo sumério de uma esposa perfeita. De fato, em um dos mitos tardios, Enki encarrega Uttu de tudo que era relacionado com as mulheres. Acreditava-se também que ela ajudava as mulheres com dificuldades no parto.

Sua maior participação nos mitos sumérios se dá no ciclo incestuoso de relações sexuais entre Enki e sua descendência. Após Ninhursag abandonar Enki e deixar a morada dos deuses, Dilmun, Enki seduziu e se relacionou sexualmente com sua filha Ninsar. Ninsar deu a luz a Ninkurra, que por sua vez também foi seduzida por Enki, e posteriormente deu à luz a Uttu. Enki tentou de todas as formas seduzir Uttu. Uma versão da história conta que Uttu buscou conselhos com sua bisavó Ninhursag, que a aconselhou-a a evitar as margens do rio e, assim, escapar das investidas de Enki. Já outra versão conta que Enki consegue seduzir Uttu e ter relações sexuais com ela.

Antes que Uttu engravidasse de Enki, Ninhursag retira todo o sêmen do ventre da deusa e o derrama sobre a terra, onde oito plantas germinam rapidamente. Eventualmente Enki se alimenta dos frutos dessas plantas, e acaba adoecendo, ficando com inchaços em sua mandíbula, dentes, boca, garganta, em seus braços, pernas e também em suas costelas. Apesar de ser parte do plano de Ninhursag para se vingar do ex-marido, no fim, ela acaba se arrependendo, e o ajuda criando oito deuses para cuidar de cada uma de suas enfermidades.

Arte de Aruzian Publishing


CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTS SOBRE 

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

5 comentários:

  1. Bah, vocês poderiam fazer um post sobre o Kanima? Tipo, eu sei que ele é um espirito que toma forma de jaguar mas sempre que eu procuro sobre ele para saber mais, só aparecem coisas sobre aquele lagarto que chamaram de kanima no teen wolf.
    Sou um fã do blog e só queria dar essa sugestão de post mesmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Já me pediram antes para fazer um post sobre essa criatura, mas eu nunca consegui encontrar nenhum material sobre ela. Quando eu conseguir eu farei.

      Excluir
  2. Bela publicação! e se me permitem, tenho uma sugestão. Da próxima vez que publicarem, acerca da mitologia suméria; falem sobre Ninurta, o filho de Enlil. Abraços e parabéns pelo profissionalismo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Quero muito fazer essa postagem. O problema é que não encontro boas imagens para ilustrá-la.

      Excluir
  3. Oi, adoro seu trabalho!
    Adoraria se fizessem um post sobre Nanshe, uma das divindades que Ninhursag criou para curar Enki HEHEHE
    Desculpa estar pedindo, é porque quero saber mais sobre ela.

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby