Image Map

25 de janeiro de 2017

Yaguareté-abá

۞ ADM Sleipnir

Arte de Flavio Greco Paglia
Yaguareté-abá (em guarani, yaguaraté significa "jaguar" e abá significa "homem"; também conhecido como Capiango, Homem-Tigre ou Homem-Leopardo), de acordo com a mitologia guarani, é um bruxo capaz de se transformar em um ser meio humano, meio jaguar. Seu mito é comum na região nordeste argentina e na região do Gran Chaco, e a raíz do mito está na adoração que os indígenas tinham por felinos.

De acordo com a lenda, para um bruxo se transformar nessa criatura, ele utiliza o couro de um jaguar, incensos e penas de galinha. Após reunir esses itens, ele entra em uma moita e realiza um ritual onde anda da esquerda a direita sobre o couro, rezando um credo enquanto seu corpo vai mudando de aspecto. 

Arte de Jorge Bernard
Após a transformação, o bruxo sai para caçar. Ele se alimenta preferencialmente de carne humana, carne de mula ou carne bovina. Após devorar sua presa, ele retorna a sua forma original, realizando o mesmo ritual mas, dessa vez, em sentido inverso, andando da direita para a esquerda.

O Yaguareté-abá é uma criatura temida pelos fazendeiros, uma vez que ele invade suas propriedades em busca de alimento, e não conseguindo se alimentar da carne de bovinos, irá se alimentar dos fazendeiros e de seus familiares. Para ferí-lo, são necessárias balas ou um facão que tenham sido abençoados por um feiticeiro de alguma tribo , e para matá-lo, é necessário decapitá-lo.  Ao morrer, o Yaguareté-abá retorna de imediato à forma humana.


PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

7 comentários:

  1. Deve ser daí que a Marvel tirou inspiração para criar o pantera negra rsrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim,um bruxo que vira um jaguar através de um feitiço, tem tudo a ver com um rei bilionário, que usa um traje tecnológico com aparência de uma pantera, ok...

      Excluir
  2. Hola que tal!! me gustaría saber si tienes el autor de la tercer imagen, sería de mucha ayuda gracias!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ¡Hola! El autor de esta imagen es Waldo Retamales (https://el-walrok.deviantart.com/)!

      Excluir
  3. Ola Rodrigo, sou fã do blog desde 2012, e gostaria de dar uma sugestão, organizar algum tópico com as mitologias, eu to juntando material pra fazer um projeto de ilustração com ênfase na mitologia Tupi, mas estao todas espalhadas, se pudesse atenter meu apelo eu fica grato! ^^ ass-LuiRayson

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby