8 de fevereiro de 2017

Sunna

۞ ADM Sleipnir

Arte do mobile game Legend of Cryptids

Sunna
(também 
Sól, Sun, Sunnu ou Gull) é a deusa nórdica que personifica o Sol,
 atestada na Edda poética, compilada no século XIII a partir de fontes tradicionais anteriores, e na Edda em prosa, escrita no século XIII por Snorri Sturluson. Ela é irmã de Mani, o deus que personifica a Lua. Na Edda em prosa, Sunna é adicionalmente descrita como a esposa de Glenr, de quem não se tem mais informações.

Os pais de Sunna e Mani são os gigantes Muldilfari e Glaur. Diz a lenda que seus filhos eram tão belos que o casal decidiu dar a eles os mesmos nomes dos astros celestes, que foram originalmente criados pelos deuses Odin, Vili e Ve através das faíscas de Muspelheim. Este fato foi considerado uma audácia pelos deuses, que furiosos, tomaram Sunna e Mani de seus pais e os colocaram no céu, onde se tornaram responsáveis por guiar as carruagens do sol e da lua.


Para conduzir sua carruagem, Sunna segurava um chicote e um escudo chamado Svalin ("o esfriador"), para proteger também a terra e os seres humanos do calor excessivo e destrutivo de sua luz. Puxada pelos cavalos Allsvinn ("O mais rápido") e Arvak ("Aquele que acorda cedo"), a carruagem solar é perseguida diariamente pelo lobo Skoll, que durante os eventos do Ragnarok finalmente engolirá Sunna. 

Algumas fontes que dizem que Sunna terá uma filha, que após sua morte e o alvorecer do Novo Mundo, continuará a realizar o mesmo percurso de sua mãe nos céus.

Arte do MOBA Smite

fontes:
  • Wikipédia (inglês)
  • https://pontedeasgaard.wordpress.com
  • http://www.pantheon.org
Agradecemos sua visita e se gostou da leitura, deixe seu comentário! Compartilhe também nossos posts nas redes sociais!

Nenhum comentário:



Seu comentário é importante e muito bem vindo. Só pedimos que evitem:

-Xingamentos / Ofensas;
-Incitar o ódio e o preconceito;
-Spam;
-Publicar referências e links de pornografia;
-Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Reservamo-nos ao direito de remover qualquer comentário nessas condições.

De preferência, faça login com uma conta do Google, assim poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby