Image Map

13 de março de 2017

Epona

۞ ADM Sleipnir


Epona era a deusa galo-romana dos cavalos, sendo originalmente associada a terra e a fertilidade. Seu nome é derivado da língua gaélica e significa "Grande Égua". Epona era cultuada em muitas regiões como a deusa protetora dos cavalos, burros, mulas e de seus cavaleiros. Ela chegou a ser adorada por soldados romanos, que colocavam santuários decorados com rosas em cada estábulo.

A deusa irlandesa Macha é vista por muitos como uma manifestação de Epona. Epona também é geralmente associada a deusa galesa Rhiannon.


Epona é normalmente representada como uma jovem mulher parcialmente vestida, montada em um cavalo (geralmente branco) ou ladeada por dois ou mais cavalos ou potros. Ela também costumava ser representada sentada em um trono com dois potros se alimentando em seu colo. Em um relevo antigo, ela é mostrada sentada em um trono com tríades de cavalos de cada lado, enquanto um porco está sendo sacrificado. Ela era muitas vezes representada com uma série de atributos, como a cornucópia ou a patera (espécie de bacia de cerâmica onde eram feitas as oferendas, semelhante a um caldeirão raso), que a relacionam com a abundância e a prosperidade.



Epona costuma ser creditada como a responsável por transportar e guiar as almas dos mortos para a vida após a morte, a cavalo. Alguns dizem que ela não era apenas uma amazona hábil, mas também capaz de se transformar em cavalo, aparecendo como uma égua branca-prateada. 


PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

3 comentários:

  1. No último parágrafo o certo é Amazona, mesmo ela não sendo guerreira, é o feminino de cavaleiro na grafia.

    ResponderExcluir
  2. Percebo algumas semelhanças entre Epona e Shapash... interessante

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby