Image Map

9 de junho de 2017

Mitologia e Futebol

۞ ADM Sleipnir 


Essa é uma postagem especial para os amantes de mitologia e também de futebol. Vários clubes ao redor do mundo, principalmente na Europa, adotaram deuses e heróis mitológicos como marca. Trago nesta postagem os principais clubes e a mitologia por trás de seus nomes.

Ajax


O clube mais famoso a adotar um personagem mitológico como nome é o Ajax de Amsterdã, um dos maiores da Europa, vencedor de 4 Champions League e de mais de 30 títulos nacionais. A equipe da capital holandesa adotou em seu nome e escudo Ájax, o Grande, filho de Télamo e primo do famoso herói Aquiles, a quem acompanhou durante o treinamento com o centauro Quíron. Ájax aparece na Ilíada, como um guerreiro valente e forte, que inclusive chega a enfrentar Heitor. Sua morte, ou suicídio já que ele mesmo decide tirar sua própria vida, é contada nas Metamorfoses de Ovídio. Um fato que talvez tenha influenciado a decisão dos fundadores da equipe, é que Ájax é o único herói homérico que deve todas as suas virtudes ao ser humano. Não recebeu ajuda de nenhum deus e não foi ferido em nenhuma batalha. Curiosamente, a equipe holandesa não foi a única a recorrer a este guerreiro. Inspirados no mesmo personagem, foram batizados o Ajax Lasnamae, da Estônia, fundado em 1993, e o Ajax Tavrou, da Grécia, fundado em 1965.



Escudo do Ajax Tavrou

Escudo do Ajax Lasnamae


 Héracles\Hércules
 
Um dos heróis mais famosos, Héracles (grego) ou Hércules (romano) é um semi-deus, filho bastardo de Zeus, e uma das figuras mais discutidas e representativas da era clássica grega, sendo um grande exemplo de força, determinação e heroísmo. Vários clubes de países diferentes adotaram seu nome, como o Hércules de Alicante (da Espanha), o Heracles Almelo (da Holanda) e o Iraklis (da Grécia)




Da esquerda para a direita, os escudos do Iraklis, do Hércules de Alicante e do Heracles Almelo

O Cádiz CF, da 2ª divisão espanhola, usa em seu escudo a imagem do próprio Héracles, acompanhado por dois leões e dois pilares. Segundo a mitologia romana, o herói teria colocado dois pilares no Estreito de Gribaltar, marcando o limite até onde os navegadores mediterrâneos poderiam ir, pois acreditava-se que aquele era o limite do mundo.






 Atlas

No México, temos o Atlas Fútbol Club, clube fundado em 1916que tem seu nome inspirado no titã Atlas, um dos líderes da rebelião dos titãs contra os deuses olímpicos. Derrotado, Atlas foi condenado por Zeus a sustentar os céus sobre os seus ombros pela eternidade.
Escudo do Atlas Fútbol Club


UIisses

O Ulisses FC foi um clube armênio profissional de futebol, fundado em 2000 na cidade e capital da Armênia, Yerevan, e hoje encontra-se fora do cenário profissional. Em 2004, o nome do clube que era FC Dinamo foi alterado para FC Zenit-Dinamo por motivo de um novo patrocinador. Em 2006, o nome do clube é novamente mudado por causa de novos patrocinadores, passando a se chamar Ulisses FC. 


Escudo do Ulisses FC

Ulisses (Odisseu em grego) é o personagem principal da Odisséia de Homero, e é um dos guerreiros mais ardilosos da mitologia grega.

 Leia mais sobre a história de Ulisses AQUI

Fortuna

Dois times adotaram o nome da deusa romana da sorte, Fortuna. O Fortuna Sittard, da Holanda, fundado em 1968, traz em seu escudo a deusa Fortuna trazendo em seus braços uma cornucópia, símbolo de prosperidade e abundância. O outro clube é o Fortuna Dusseldorf. da Alemanha, fundado em 1895.




Escudo do Fortuna Sittard

Escudo do Fortuna Dusseldorf


Atalanta


Escudo do Atalanta Bergamasca Calcio

O Atalanta Bergamasca Calcio é um clube italiano de futebol da cidade de Bérgamo que disputa a Série A do Campeonato Italiano de Futebol. O clube foi fundado em 8 de outubro de 1907. O nome do clube foi tirado de uma personagem da mitologia grega, Atalanta. Atalanta era uma caçadora que fez acordo com um rei de só se casar com quem conseguisse vencê-la em uma corrida. Como era muito veloz, ela demorou muito a ser derrotada, o que só aconteceria por meio de um estratagema. Esse enredo foi o que motivou os fundadores a escolherem o nome do clube.

Ares

Escudo do Aris de Salonica

O Athlitikos Syllogos Aris, conhecido em português como Aris de Salonica, é um clube multiesportivo grego, fundado em 1914 na cidade de Salônica por um grupo de 22 jovens amigos. Eles lhe deram o nome do deus grego da guerra Ares, e o adicionaram ao seu. escudo juntamente com alguns símbolos do deus. Curiosamente, o clube rival do Aris de Salonica é o Iraklis, que leva o nome de Héracles.

No Chipre, temos o Aris Limassol, fundado em 1930, com o nome também baseado no deus Ares.

Escudo do Aris Limassol

Apolo

Também da cidade de Salônica, o clube Apollon Kalamarias, fundado em 1926,  leva o nome do deus grego da luz Apolo, e seu escudo contém o rosto do deus. O mesmo ocorre com o Apollon Limassol, do Chipre, fundado em 1954.


Escudo do Apollon Kalamarias

Escudo do Apollon Limassol



Hermes 

Também do Chipre, o Ermis Aradippou, fundado em 1958, toma o nome do deus mensageiro Hermes, que também figura em seu escudo segurando o bastão caduceu. O time disputa a primeira divisão do campeonato cipriota.


Escudo do Ermis Araddipou


Thor

Fugindo agora da mitologia greco-romana, temos o  Þór Akureyri, da Islândia. Fundado em 1915, jamais conquistou nenhum título no futebol. Seu escudo trás o deus nórdico do trovão, Thor, empunhando seu poderoso martelo Mjolnir.


Escudo do Þór Akureyri


Veles

Com seu nome e escudo inspirados no deus eslavo Veles, o FC Veles Moscou é um time de futebol russo com sede em Moscou. Foi fundado em 2016 e foi promovido à segunda divisão da FNL para a temporada 2020-21, onde está desde então. 


Escudo do FC Veles Moscou

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Nenhum comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby