Image Map

26 de julho de 2017

Artio

۞ ADM Sleipnir


Artio (ou Dea Artio,na religião galo-romana) é uma obscura deusa celta da abundância (ou fertilidade), transformação e vida selvagem. Seu nome origina-se da palavra galesa arth ou artos, que significa "urso", por isso, ela é conhecida como a "Mãe dos Ursos". Ela é representada na maioria das vezes como um urso, podendo também estar rodeada de frutas ou servindo um cesto de frutas para um urso.

Seu culto chegou ao oeste da Europa com os helvéticos (em latim: helvetii), uma tribo celta que migrou para a Suíça em torno de 450 d.C., e que cultuava uma deusa que era referida como “A Ursa”. Mas suas origens podem ser ainda mais antigas do que isso. Alguns acham que o urso é a deidade européia mais antiga como ossos e crânios de ursos foram encontrados dispostos cuidadosamente em nichos encontrados em cavernas por toda a Europa. Em 1840, na Irlanda, durante a restauração da Catedral de Armagh, foram encontradas antigas e pequenas esculturas de pedra de ursos.


Artio teve um centro de seu culto onde hoje é a cidade de Berna, na Suíça. Quando os germanos chegaram, reconheceram prontamente a importância do culto da deusa celta no local, e o mantiveram, dando o nome de Berna à cidade, onde a raiz germânica ber- (“urso”, equivalente ao art- dos celtas). Alguns acreditam que Artio foi incorporada ao cristianismo como Santa Ursula. Seu dia de festa é 21 de outubro, o que coincide com a associação de Artio com uma colheita abundante.


fontes:
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Um comentário:

  1. Incrível,adoro esses deuses muito antigos e misteriosos. E é bizarro como à igreja transformou muitos deuses em santos cristãos,só pra converter os ditos "pagãos".

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby