Image Map

21 de julho de 2017

Chicomecoatl

۞ ADM Sleipnir


Chicomecoatl ("Sete-serpentes" na língua nauátle) é a deusa asteca da agricultura, principalmente a do milho, e a contraparte feminina ou consorte do deus do milho CenteotlEla também era chamada de Xilonen ("A peluda"), uma referência às barbas do milho em vagem. Chicomecoatl é uma deusa associada á nutrição, abundância e a fertilidade. Por tanto, era encarregada de prover alimento aos seres humanos.

Representações

Chicomecoatl foi retratada em códices astecas com o corpo e o rosto pintados de vermelho, vestindo em sua cabeça um característico cocar retangular ou um leque plissado de papel vermelho. Ela também foi representada em esculturas muitas vezes segurando uma espiga de milho em cada mão.



Culto

Uma cerimônia dedicada a Chicomecoatl ocorria no mês Huei Tozoztli ("do jejum prolongado"), que se situa em setembro. Nesse mês, os altares das casas eram decorados com milhos, e as sementes eram depositadas nos templos, onde eram abençoadas pela deusa. Dentro do templo, era oferecida em sacrifício uma jovem representando a deusa. Ela era decapitada e seu angue era vertido sobre uma estátua de Chicomecoatl, enquanto um sacerdote vestia sua pele esfolada.

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

3 comentários:

  1. Legal ver que o blog segue ativo até hj, gosto do blog faz tempo e venho consultar sempre que posso, sempre acho uma curiosidade que não conhecia continuem na divulgação dessas curiosidades e mitos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Enquanto o Blogger existir, eu estiver vivo e houverem histórias e personagens para serem abordados o Portal dos Mitos viverá.

      Excluir
  2. Eu quero saber mais sobre a deusa do Milho Chicomecoatl

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby