Image Map

14 de agosto de 2017

Ai Apaec

۞ ADM Sleipnir


Arte de Traci Shepard
Ai Apaec (do mochica Aiapæc, literalmente "Aquele que faz algo"), também chamado de "O Carrasco" ou "O Decapitador", foi a principal deidade da civilização Moche, um povo que dominou a costa norte do Peru mil anos antes da civilização Inca. Ele era adorado como um deus criador e protetor, além do provedor de água, alimentos e triunfos militares.

Ele é frequentemente representado como uma aranha com oito pernas e uma face antropomórfica com presas de jaguar e ás vezes com duas ou mais cobras brotando de sua cabeça, semelhante a medusa grega. Em suas mãos ele traz uma lâmina e uma cabeça decepada, símbolo dos sacrifícios humanos que eram realizados em sua honra. 


Os sacrifícios, muitas vezes prisioneiros tomados pelos moches após batalhas contra tribos vizinhas, tinham suas cabeças decepadas e colocadas nos altares dos templos dedicados ao deus. Esse método de sacrifício lhe fez receber o apelido de "O Carrasco" ou "O Decapitator" de arqueólogos modernos.

Na cultura popular

Ai Apaec figura no Universo Marvel como um vilão. Ele é representado como um ser com o torso de um homem com cabelos de serpente e grandes presas e a parte inferior do corpo de uma enorme aranha. Recrutado por Norman Osborn, ele recebe um soro especial que o transforma em uma versão de seis braços do Homem-Aranha. Nesta forma, ele é um membro da segunda versão de Osborne dos Vingadores Sombrios. Ele apareceu pela primeira vez na revista Osborn # 1 (2011). Ele também faz uma aparição durante a saga Ilha-Aranha.

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Nenhum comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby