Image Map

25 de agosto de 2017

Kuzenbo

۞ ADM Sleipnir

Arte do MOBA Smite

Kuzenbo (japonês: 九千 坊,também chamado de Kusenbo ou Kyusenbo, "nove mil") é um yokai do folclore japonês. De acordo com as lendas, ele é o líder de todos os kappa espalhados por todo o Japão, e é dito habitar o rio Chikugo. Dizem que ele vive nesse rio durante breves períodos de tempo, visitando outros rios japoneses quando não está lá.

Uma lenda das províncias de Kumamoto e Fukuoka, na ilha de Kyushu, diz que o clã Kappa habitava a parte superior do rio Amarelo na China, e certa vez um de seus grupos cruzou todo o rio até chegarem em Kyushu, onde passaram a habitar o rio Kuma, em Kumamoto. Sua prole logo aumentou, passando a marca de 9000 kappas, e passaram a ser conhecidos como o clã Kuzenbo (também o nome de seu líder).


Kato Kiyomasa, senhor de Kyushu, pediu ajuda aos macacos da ilha para combatê-los (macacos podem ver um kappa, mesmo que ele seja invisível para o olho humano). Derrotado, o clã Kuzenbo se mudou para Higo (jap. 肥 後, hoje Kumamoto) e com permissão do senhor local, Arima, estabeleceu-se no rio Chikugo, também adjacente a Fukuoka.

Lá, os kappas passaram a ajudar no controle do fluxo de água dos rios selvagens, sendo logo reverenciados como mensageiros ou como divindades aquáticas (水 神) de santuários em sua honra, chamados Suitengu (水 天宮). 

Cultura popular
  • No MOBA Smite, Kuzenbo é o rei dos kappa, apresentado como um deus jogável com o papel de guardião;
  • O personagem Bowser, da série de games Super Mario Bros., é baseado em Kuzenbo, bem como seus súditos, os Koopa, são baseados nos kappa.



CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTAGENS DA SÉRIE

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

2 comentários:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby