9 de outubro de 2017

Autômatos

۞ ADM Sleipnir


Na mitologia grega, os Autômatos (do grego Αυτοματων) eram estátuas metálicas animadas de homens, animais e monstros, sendo a maioria deles construídos pelo forjador divino Hefesto e alguns outros pelo artesão ateniense Dédalo.

Lista de Autômatos

Águia Caucasiana - uma águia gigantesca, enviada por Zeus ao Monte Cáucaso diariamente para se alimentar do fígado do titã Prometeu, que se encontrava aprisionado por ter entregado o fogo à humanidade. Ela foi descrita como um autômato feito de bronze por Hefesto (ou um filho de Equidna em outras versões).




Cavalos dos Cabiros (Hippoi Kabeirikoi) - quatro autômatos em forma de cavalo, feitos de bronze por Hefesto para puxar a carruagem dos Cabiros, um enigmático grupo de divindades ctônicas, ditos serem ajudantes do deus ferreiro.

Cães de Alcínoo (Khryseos e Argyreos) - Um par de cães autômatos feitos de ouro e prata por Hefesto para guardar o palácio de Alcínoo, rei dos Feácios, um mítico povo de antigos navegadores, queridos aos deuses, cujo nome ocupa um lugar de relevo na Odisséia. 

Celedones (Keledones) - autômatos cantores, feitos de ouro por Hefesto. Dizem que foram colocados no templo de Apolo em Delfos. Eles tinham a forma de belas mulheres, pássaros torcicolo ou uma combinação das duas, como se fossem Sirenas.


Donzelas Douradas (Kourai Khryseai) - belas donzelas feitas de ouro por Hefesto, a fim de auxiliá-lo em seu palácio no Monte Olimpo. São similares as Celedones feitas pelo mesmo Hefesto para o templo de Apolo em Delfos.

Touros da Cólquida (Khalkotauroi) um par de touros míticos que aparecem no mito grego de Jasão e o Velocino de Ouro. Eles foram criados pelo deus grego da forja, Hefesto, e dados de presente pelo mesmo ao rei Aietes, rei da Cólquida. Eles eram imensos, possuíam cascos de bronze, e através de suas bocas eles expeliam fogo. Saiba mais sobre eles AQUI.



Talos um automato gigante/estátua viva de bronze, forjado por Hefesto com a ajuda dos ciclopes, a pedido de Zeus. Em algumas versões do mito, Talos é forjado pelo inventor Dédalo. Na arte clássica, Talos foi descrito como um homem jovem e bonito, esculpido em bronze. Em outras fontes é retratado como um touro de bronze ou o último homem da raça de bronze.

Zeus presenteou-o à sua amante Europa, como seu protetor pessoal, depois de extraditá-la para a ilha de Creta. Talos recebeu a tarefa de patrulhar a ilha, circulando-a três vezes por dia, e afugentar os piratas da costa com uma saraivada de pedras ou lhes dando um abraço mortal. Saiba mais AQUI.




Tripés do Olimpo - vinte tripés com rodas de ouro e uma mente própria, forjados por Hefesto, e que tinham a capacidade de ir e voltar sozinhos ao Monte Olimpo sempre que havia uma reunião dos deuses.


Obrigado por sua visita! Se gostou da leitura, por favor deixe um comentário. Compartilhe nossas postagens nas redes sociais!

Um comentário:

  1. A mente do homem criou muitos seres fantásticos! :0 Fui fascinada pela mitologia desde que eu era criança. Alguns dias atrás eu assisti Animais Fantásticos e Onde Habitam Legendado e amei. ❤️ As criaturas que aparecem são de natureza diversa e muito impressionantes! A produção é excelente, se você gosta desses temas, é um fato que você vai adorar essa história!

    ResponderExcluir



Seu comentário é importante e muito bem vindo. Só pedimos que evitem:

-Xingamentos ou ofensas gratuitas;
-Comentários racistas e/ou xenófobos;
-Spam;
-Publicar referências e links de pornografia;
-Desrespeitar o autor da postagem ou outro visitante;
-Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Removeremos quaisquer comentários que se enquadrem nessas condições.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderemos responder seus comentários de forma mais apropriada, e você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby