13 de novembro de 2017

Panacéia

۞ ADM Sleipnir


Arte de Kathryn

Panacéia
(do grego Πανάκεια, "que tudo cura") era uma deusa da cura da mitologia grega, filha do deus da medicina Asclépio e de Epione, a deusa do alívio das dores.
 
O seu nome é muito utilizado com o significado de "remédio para todos os males". Conta-se que ela possuía um cataplasma ou uma poção capaz de curar todos os tipos de doenças.

Panacéia possuía quatro irmãs que juntamente com ela auxiliavam Asclépio em seu trabalho: Higéia (deusa da saúde), Iaso (deusa da recuperação), Aceso (deusa do processo de cicatrização) e Aglaea ou Aegle (deusa da magnificência e esplendor). Ela também possuía três irmãos: Macaão e Podalírio, que herdaram o dom de cura de Asclépio e  prestaram serviço como médicos do exército grego durante a Guerra de Tróia, e Telésforo, um anão cuja cabeça estava sempre coberta com um capuz e frequentemente acompanhava Higéia. 

A tradição médica fez com que o nome de Panacéia, o de sua irmã Higéia, o de seu pai Asclépio e o de seu avô Apolo figurassem no juramento de Hipócrates, que ainda é formulado por alguns médicos no momento da sua graduação:

“ Eu juro, por Apolo, médico, por Esculápio, Hígia e Panacea, e tomo por testemunhas todos os deuses e todas as deusas, cumprir, segundo o meu poder e a minha razão, a promessa que se segue (...) ”

Este juramento, que data do século V antes de Cristo, começou a ser deixado de lado por volta da metade do século XX, porque muitos médicos consideraram que não tinha sentido formular um juramento em que se evoca deuses gregos. No congresso da Associação Médica Mundial, em 1948, estabeleceu-se um juramento alternativo, conhecido como Declaração de Genebra, que vem sendo adotado por um número crescente de países embora outros ainda continuem com o juramento de Hipócrates.




Obrigado por sua visita! Se gostou da leitura, por favor deixe um comentário. Compartilhe nossas postagens nas redes sociais!

Nenhum comentário:



Seu comentário é importante e muito bem vindo. Só pedimos que evitem:

-Xingamentos ou ofensas gratuitas;
-Comentários racistas e/ou xenófobos;
-Spam;
-Publicar referências e links de pornografia;
-Desrespeitar o autor da postagem ou outro visitante;
-Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Removeremos quaisquer comentários que se enquadrem nessas condições.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderemos responder seus comentários de forma mais apropriada, e você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby