
Os Jentilak (plural, singular: Jentil, "gentil" ou "pagão") eram uma raça de gigantes que de acordo com a mitologia basca viveram ao lado do povo basco durante a era pré-cristã. Eles eram descritos como seres cobertos de pelos e tão altos que podiam andar dentro do mar. Dotados de uma incrível força, eram capazes de levantar e arremessar rochas enormes de uma montanha para outra. Eles também usavam as rochas para construir monumentos estranhos, tendo muitas estruturas neolíticas antigas atribuídas a eles.
Os Jentilak também são reconhecido pelos bascos como os criadores da metalurgia, agricultura e também de um jogo de bola chamado Pelota valenciana. Alguns atribuíram aos Jentilak a derrota de Rolando na Batalha de Roncesvales, onde os bascos derrotaram o exército franco atirando pedras sobre eles.
Uma lenda conta que os Jentilak desapareceram da face da terra um dia quando alguns deles viram uma estranha luz no céu. Não sabendo o que poderia significar, procuraram o mais velho e sábio entre eles e este, após ver o fenômeno, disse: "Essa luz anuncia a chegada de Kixmi (Cristo), é o fim de nossa raça". Dito isso, todos os Jentilak correram para um abismo, onde entraram e se esconderam no subsolo. Uma outra lenda conta que um dos Jentilak permaneceu e se converteu ao cristianismo: este é o Olentzero, um personagem tradicional do Natal do país basco, conhecido por trazer presentes para as crianças bascas no Natal.

Nenhum comentário:
Seu comentário é importante e muito bem vindo. Só pedimos que evitem:
-Xingamentos ou ofensas gratuitas;
-Comentários racistas e/ou xenófobos;
-Spam;
-Publicar referências e links de pornografia;
-Desrespeitar o autor da postagem ou outro visitante;
-Comentários que nada tenham a ver com a postagem.
Removeremos quaisquer comentários que se enquadrem nessas condições.
De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderemos responder seus comentários de forma mais apropriada, e você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.