20 de dezembro de 2017

Rūaumoko

۞ ADM Sleipnir



Rūaumoko (também conhecido como Rūamoko) é na mitologia maori o deus dos terremotos, vulcões e também das estações do ano. Ele é o filho mais novo dos deuses Rangi e Papa.

Mitologia

Após Papa e Rangi serem separados por seus filhos, Rangi começou a chorar, e suas lágrimas provocaram uma inundação na terra. Tane e seus irmãos decidiram virar Papa para baixo, de forma que um não pudesse mais ver a tristeza do outro, fazendo com que Rangi parasse de chorar. 

Uma versão da lenda conta que Rūaumoko, estava no peito de sua mãe no momento em que ela foi virada para baixo, e ele acabou sendo levado para o mundo inferior. Outra versão da lenda diz que Rūaumoko não havia chegado a nascer, estando ainda dentro do útero de Papa, e que lá permaneceu para fazer companhia a sua mãe. Nessa versão da lenda, são seus movimentos dentro do útero de Papa que provocam os terremotos.

Posteriormente, Rūaumoko tornou-se consorte da filha e ex-mulher de seu irmão Tane, a deusa da morte Hine-tui-te-po.


Obrigado por sua visita! Se gostou da leitura, por favor deixe um comentário. Compartilhe nossas postagens nas redes sociais!

Nenhum comentário:



Seu comentário é importante e muito bem vindo. Só pedimos que evitem:

-Xingamentos ou ofensas gratuitas;
-Comentários racistas e/ou xenófobos;
-Spam;
-Publicar referências e links de pornografia;
-Desrespeitar o autor da postagem ou outro visitante;
-Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Removeremos quaisquer comentários que se enquadrem nessas condições.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderemos responder seus comentários de forma mais apropriada, e você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby