Image Map

2 de fevereiro de 2018

Boginki

۞ ADM Sleipnir



Boginki (singular: boginka) são personificações femininas das forças selvagens da natureza na mitologia polonesa. Elas eram vistas como demônios neutros ou hostis para os humanos, muitas vezes atacando mulheres durante o parto, substituindo seus filhos recém-nascidos por changelings, assustando cavalos e gado ou destruindo redes de pesca. Aparecendo em muitas formas e subtipos, elas podem viver em pântanos, lagos, rios, florestas, matas ou montanhas.

Em algumas das crenças populares (dependendo da região da Polônia), uma mulher que morreu durante o parto, cometeu suicídio ou assassinou uma criança está fadada a se tornar uma boginka após a morte; as crianças roubadas de berços também podem ser transformadas em boginki ou em outros tipos de demônios. 

As pessoas também acreditavam que bruxas são capazes de evocar e orar a boginki, a fim de obter ajuda (por exemplo, para recuperar uma criança que uma boginka roubou de alguma mãe desatenta). 


Em outras crenças regionais, boginki também podem esgueirar-se para a cama de uma mulher para gemer debaixo das cobertas, aparecer durante uma festa de casamento para embebedar os convidados com vodka envenenada, ou atrair antigos amantes para pântanos perigosos ou águas profundas. Elas às vezes são ditas possuírem consortes demônios chamados boginiarze, e darem à luz os próprios filhos - então elas capturam jovens mães humanas para amamentá-los.

Ao longo dos séculos, as boginki ganharam muitos novos nomes, alguns apenas localmente, por exemplo, as boginki vivendo em rios e lagos começaram a ser chamadas pelo nome popular de Rusalki, termo emprestado da mitologia eslava oriental, e as boginki que especificamente roubavam crianças dos berços ganharam o nome Mamuny.

Rusalki, arte de Ksenia Svincova

Para garantir proteção contra as boginki, as mulheres polonesas preparavam composições especiais de ervas e flores, abençoadas durante a Noite de Kupala (celebração do solstício de verão eslavo) ou durante a festa da Santa Mãe das Ervas (comemorada no dia da Assunção de Maria), e usavam gorros vermelhos nas cabeças ou fitas vermelhas ao redor dos punhos de seus filhos (o vermelho era visto como a cor mais protetora nas antigas crenças eslavas, trazendo segurança geral, beleza e prosperidade, fortalecendo os poderes dos espíritos domésticos).


PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Nenhum comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby