Image Map

14 de fevereiro de 2018

Saehrimnir

۞ ADM Sleipnir



Saehrimnir (nórdico antigo Sæhrímnir, literalmente "bicho marinho") é um javali que segundo a mitologia nórdica é morto e cozinhado todos os dias pelo cozinheiro dos deuses Andhrímnir no caldeirão mágico Eldhrímnir, para ser servido aos deuses Aesir e aos Einherjar (os guerreiros trazidos pelas Valquírias) nos banquetes realizados em Valhalla. Depois de comido, Saehrimnir é trazido de volta à vida novamente para que possa ser novamente cozinhado no dia seguinte. 

Andhrímnir preparando Saehrimnir
Saehrimnir é mencionado uma vez na Edda Poética (no poema Grímnismál) e duas vezes na Edda em prosa. No Grímnismál, Grímnir (que era o deus Odin disfarçado) comenta sobre a criatura:

"Andhrímnir
faz no Eldhrímnir
Sæhrímnir cozido,
a melhor carne;
e isso poucos sabem,
do que os Einherjar se alimentam."

Essa estrofe da Edda Poética não menciona que Saehrimnir é um javali, sendo apenas referido como tal por Snorri Sturluson no Gylfaginning, a primeira parte da Edda em prosa.

Arte de  Rasmus Berggreen
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Um comentário:

  1. Muito bom o post sobre Saehrimnir. As criaturas da mitologia nórdica são bem menos conhecidas do que os deuses.É claro que Fenrir e Sleipnir são excessão. Legal ver um post sobre isso.

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby