28 de março de 2018

Grannos

۞ ADM Sleipnir

Arte de Celtic Botan


Grannos (também Granus, Grannus ou Grano) era um deus romano-gaulês associado a cura através das fontes e nascentes termais ou minerais. Amplamente adorado na Europa Continental, seu culto se estendia desde o Reno até a Escócia e da Suécia à Espanha. Grannos era adorado por aqueles que padeciam doentes, e rezavam para que ele os curasse.

Por conta das águas quentes sobre as quais exercia seu poder, Grannos também era considerado uma divindade solar. Quando os romanos construíram templos dedicados ao deus na Gália, ele passou a ser associado ao deus Apolo, recebendo o epiteto Apolo Grannos. Grannos também era associado à Sirona, uma deusa galesa também associada à cura e às fontes termais. e costumavam ser representados juntos.


Sirona e Grannos, escultura datada do séc II d.C, localizada no Museu Arqueológico de Dijon, na França

fontes:
  • "Celtas", Coleção Mundo em Foco - Ano 1 N°1;
  • Celtic Mythology A to Z - 2º Edição, de Gienna Matson e Jeremy Roberts.
Obrigado por sua visita! Se gostou da leitura, por favor deixe um comentário. Compartilhe nossas postagens nas redes sociais!

4 comentários:

  1. ola posso dar uma sugestao bem que voces poeriam fazer sobre as scpp pois existem milhares delas, e fala dessa fundaçao sobrenatural por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela sugestão. Eu já ouvi falar sobre o assunto, mas pelo que pude descobrir, não passa de uma enorme creepypasta, o que não é o foco do portal dos mitos.

      http://showdomedo.blogspot.com.br/p/sobre-scp-foundation.html

      Excluir
  2. qual vocês poderão fazer algo sobre o rei salomão

    ResponderExcluir



Seu comentário é importante e muito bem vindo. Só pedimos que evitem:

-Xingamentos ou ofensas gratuitas;
-Comentários racistas e/ou xenófobos;
-Spam;
-Publicar referências e links de pornografia;
-Desrespeitar o autor da postagem ou outro visitante;
-Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Removeremos quaisquer comentários que se enquadrem nessas condições.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderemos responder seus comentários de forma mais apropriada, e você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby