Image Map

23 de março de 2018

Patetarro

۞ ADM Sleipnir


O Patetarro é um personagem folclórico colombiano característico das zonas mineiras de Antioquia, Chocó e CundinamarcaTrata-se de uma espécie de gigante terrivelmente feio, sujo e desgrenhado, e que possui uma das pernas podres (em algumas versões da lenda, ele não possui uma das pernas). Para se locomover, ele encaixa sua perna podre (ou o que sobrou dela) em uma espécie de balde de bambu, o qual ele também usa para fazer suas necessidades. Quando o balde está cheio de imundícies, ele o derrama em alguma plantação, e no local surgem todos os tipos de pragas. Como conseqüência, a plantação é danificada.  

Além de prejudicar plantações, conta-se que a presença do Patetarro é o anúncio de que algo ruim vai acontecer, como a morte de alguém ou uma inundação. Quando o Patetarro aparece, os cães começam a uivar, as árvores começam a balançar fortemente, e as pessoas podem ouvir gritos macabros ou risos histéricos emitidos pelo gigante.


Uma história diz que o Patetarro era originalmente um homem que costumava ir às fazendas todas as noites para roubar galinhas. Os fazendeiros achavam que era um tigre ou um cachorro selvagem, e uma certa noite esperaram que o animal chegasse para caçá-lo. Já estava muito tarde e escuro, quando os fazendeiros ouviram o barulho das galinhas. Eles correram para capturar o animal, mas de dentro do galinheiro saiu um homem correndo e este, durante a fuga, acabou enfiando um dos pés dentro de um balde de estrume. Desde então, o homem vaga pelos campos arruinando as plantações.

Arte de Weimar Garces
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

4 comentários:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby