Image Map

1 de junho de 2018

Saragnayan

۞ ADM Sleipnir

Arte de Brian Fajardo

Saragnayan é uma divindade da mitologia filipina (mais precisamente, a mitologia dos povos do arquipélago das Visayas), dito ser o mestre das trevas e do caos. As lendas dizem que era a ele quem as forças do mal e a escuridão da noite obedecem como seu líder. Acredita-se também que ele seja a divindade a quem os feiticeiros do mal pedem ajuda em sua magia e também para guiá-los em seu caos. 

Saragnayan era um semideus, filho do caos primordial com uma mulher humana, e habitava Gadlum, a "terra de escuridão eterna", juntamente com sua esposa, a deusa Nagmalitong Yawa Sinagmaling DiwataEle é um personagem proeminente no épico filipino Hinilawod, como um rival de Labaw Donggon, filho da deusa virgem Alunsinaque deseja tomar para si Nagmalitong Yawa Sinagmaling Diwata. 

Os antigos visayanos acreditavam que Saragnayan possuía uma aparência monstruosa, geralmente a de um homem gigantesco e careca de pele escura (alguns dizem que é até negra como carvão), com olhos vermelhos, dentes afiados ou presas semelhantes a de uma javali selvagem e unhas longas e afiadas.

Saragnayan é visto também como a divindade que pode controlar ou comandar espíritos malévolos para perturbar o modo de vida da comunidade e criar guerras e conflitos por toda a terra à noite. É dito que ele é perito em conjurações perversas, e acreditava-se que ele seja uma das causas pelas quais os homens bons inexplicavelmente praticam ações malignasAcredita-se também que ele seja praticamente invulnerável a armas físicas e magia, enquanto sua verdadeira fraqueza, seu coração, é dito ser mantido dentro de um porco selvagem que vive em uma floresta encantada.

Arte de Nero-tbs

Os pais costumavam alertar seus filhos para não saírem de casa para brincar à noite, com medo de que fossem sequestrados pelas forças de Saragnayan e fossem sacrificados a ele ou transformados em escravos. 

Saragnayan é uma divindade adorada apenas por manughiwit (bruxas malvadas), anarquistas e outras entidades malignas que os visayanos antigos acreditam vagar pela terra durante a noite, mas apesar de tudo, a maioria das comunidades o temem e o usam como um antagonista central em suas histórias.

Em Hinlawod

Embora seja uma divindade malévola, deve-se notar que Saragnayan é um retrato da lealdade. Ele tinha somente uma esposa, e a protegia com extrema vigilância, nunca olhando ou desejando qualquer outra donzela além de Nagmalitong Yawa Sinagmaling Diwata. Ele lutou por muito tempo contra Labaw Donggon para proteger sua esposa, mas nenhum dos dois conseguia vencer. Labaw tentou de todas as formas derrotar Saragnayan, mas sua virtual imortalidade não permitia que ele fosse vencido.

Após muitos confrontos, Saragnayan foi capaz de nocautear Labaw e trancá-lo no curral abaixo de sua casa, porém, Saragnayan acaba sendo derrotado e morto pelos filhos de Labaw Donggon, Asu Mangga e Buyung Baranugan, que capturaram e assaram o porco mágico que continha o seu coração.

Embora Saragnayan tenha sido morto no épico Hinilawod, ainda era crido pelos antigos, visayanos, particularmente os sulodnons, que seu espírito vivia, tentando as pessoas a realizarem más ações e continuando a criar o caos onde quer que ele fosse, mesmo nesta era moderna. 

fonte:


CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTS SOBRE
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Um comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby