Image Map

27 de março de 2019

Ascálafo

۞ ADM Sleipnir

Ascálafo observando Perséfone, arte de LauraBevon
Ascálafo (grego: Ασκαλαφος, "Coruja") é um daimon do submundo na mitologia grega, filho do deus rio Aqueronte com a ninfa Orfne (ou Górgira). Servo de Hades e responsável por cuidar de seus pomares, Ascálafo foi encarregado de guardar Perséfone quando o mesmo a raptou. Ascálafo é famoso na mitologia por ter sido o responsável por relatar a Hades que Perséfone havia provado as sementes de romã do submundo, o que permitiu que Hades a mativesse ao seu lado, pelo menos durante três meses ao ano.

Adam Elsheimer: La mofa de Ceres (Die Verspottung der Ceres, ca. 1606).
Por ter delatado Perséfone a Hades, Ascálafo acabou sendo punido pela deusa Deméter, mãe de Perséfone, que o enterrou debaixo de uma pedra. Ascálafo conseguiu sair quando Héracles o libertou em sua visita ao submundo, mas Deméter o puniu novamente transformando-o em uma coruja. Segundo o poeta Ovídio, foi a própria Perséfone quem transformou Ascálafo numa coruja, pulverizando-o com água do rio Flegetonte.


PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

8 comentários:

  1. Eu já ouvi falar desse tal servo, mas não lembro de terem explicado quem era ele, obrigado por falar sobre!! E para alguém importante aos planos de Hades, esse último pouco ligou para o destino dele nas mãos de Deméter. Os deuses não prestam mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo trabalho, conheci o blog hoje e vendo publicações mais antigas imaginei que vocês teriam parado com o site. Gostaria de deixar esse registro aqui pra que continuem, vocês são muito bons no que fazem. Obrigado e parabeeeens!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado. Eu não paro, ultimamente tenho dado um espaço maior entre as publicações, mas definitivamente não pretendo parar.

      Excluir
  3. Tenho uma dúvida, Atena adotadou Ascálafo como seu símbolo de sabedoria?.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato, pelo informação, parabéns pelo ótimo trabalho, esse site é muito bom, eu super recomendo ele!!.

      Excluir
  4. Obrigado pelo conteúdo de alta qualidade. Hoje fui visitado por uma mariposa bruxa, cujo nome científico (Ascalapha odorata) foi dado como referência a Ascálafo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também fui visitada e depois disso fiz uma extensa pesquisa sobre ela. Outra curiosidade é que ela também é da família Eribidae, em alusão à Erebus.

      Excluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby