19 de agosto de 2019

Anput

۞ ADM Sleipnir


Arte de Kristy CHE
Anput (também conhecida como Input, Inpewt e Yineput) era na mitologia egípcia a deusa que personificava o décimo sétimo nomo do Alto Egito, Cinópolis. Ela era a contraparte feminina / consorte do deus Anúbis, com quem era dita ser mãe da deusa Kebechet e possívelmente Ammit. Ela também era considerada a protetora do corpo de Osíris.

Anput foi retratada como uma mulher com um padrão coberto por um chacal, ou como um grande cão preto ou chacal. Anput foi ocasionalmente retratada como uma mulher com a cabeça de um chacal, mas essa representação era muito rara. 

Arte de Sam Aucello
Provavelmente a representação mais notável de Anput é a da tríade de Miquerinos, também conhecida como Tríade de Menkaure. Tratam-se de três grupos de estátuas de grauvaca de cerca de 90 cm cada, e encontradas em Giza, na tumba do faraó Miquerinos. Em cada uma das três estátuas, o faraó é retratado ao centro, em uma posição mais avançada, ladeado pela deusa HathorA terceira figura muda em cada estátua, homenageando os deuses cultuados em diferentes áreas do Alto Egito – governado por Miquerinos. Na região de Cinópolis, Anput é a terceira figura retratada.

Miquerinos (centro), Hathor (esquerda) e Anput (direita). Estátua localizada no Museu Egípcio do Cairo

Obrigado por sua visita! Se gostou da leitura, por favor deixe um comentário. Compartilhe nossas postagens nas redes sociais!

Nenhum comentário:



Seu comentário é importante e muito bem vindo. Só pedimos que evitem:

-Xingamentos ou ofensas gratuitas;
-Comentários racistas e/ou xenófobos;
-Spam;
-Publicar referências e links de pornografia;
-Desrespeitar o autor da postagem ou outro visitante;
-Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Removeremos quaisquer comentários que se enquadrem nessas condições.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderemos responder seus comentários de forma mais apropriada, e você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby