Image Map

6 de agosto de 2019

Mbaba Mwana Waresa

۞ ADM Sleipnir


Mbaba Mwana Waresa, arte de Genzoman

Mbaba Mwana Waresa ("Senhora Arco Íris") é uma deusa pertencente a mitologia zulu da África Austral, associada ao arco-íris, a chuva, a agricultura e colheita e também a fertilidade. Ela ensinou os zulus a semear e colher e também ensinou-lhes a arte de fazer cerveja. Este último ato em particular a torna uma das deusas mais reverenciadas do seu panteão. Os zulus acreditam que quando um arco-íris surge no céu, é um sinal de Mbaba para começarem a beber.

Mbaba Mwana Waresa é capaz de mudar sua aparência para a de um animal, por isso ela também é chamada de Nomkhubulwane, que significa "Ela que escolhe o estado de um animal".


Mitologia

Mbaba Mwana Waresa é filha do deus do céu Umvelinqangi. Ela vivia nas nuvens, em uma cabana redonda feita de arco-íris, porém era sozinha e infeliz. Ela era incapaz de encontrar um marido entre os deuses, pois estes eram muito guerreiros e viviam envolvidos em batalhas, então ela decidiu procurar um marido entre os mortais. Após vasculhar as terras da África do Sul, ela encontrou em uma aldeia um pastor de gado chamado Thandiwe, que cantava uma música declarando seu verdadeiro amor pela terra. Ao ouvir sua música, Mbaba Mwana Waresa sabia que ela havia encontrado o parceiro perfeito.

A fim de ter certeza de que ele a amava, ela o testou enviando uma bela noiva em seu lugar enquanto se disfarçava como uma mulher velha e feia. Thandiwe não foi enganado, e assim que viu Mbaba disfarçada, a reconheceu. Eles se casaram, e a lenda diz que até hoje os dois vivem no céu em sua casa coberta de arco-íris.

Arte de Sara Richard

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

2 comentários:

  1. Que interessante! Vim procurando o significado do nome do asteróide (184314) Mbabamwanawaresa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conhecia esse asteróide. Obrigado por trazer essa informação, acabei achando coisas bem interessantes ao pesquisar mais sobre.

      Excluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby