Image Map

2 de agosto de 2019

Mingusoto

۞ ADM Sleipnir

Arte de Rodrigo Viany (Sleipnir)

O Mingusoto é uma espécie de fantasma aterrorizante presente no folclore da Paraíba, principalmente na capital João Pessoa. No imaginário popular, não possui uma forma fixa, possuindo várias descrições. É geralmente dito aparecer altas horas da noite como um homem montado em um carro de boi acompanhado por uma procissão de almas lamentosas, mas também é dito aparecer como um galo de ferro ou um leão de bronze, que surgem durante a noite anunciando morte e desgraça a sua volta. Algumas histórias retratam ainda o Mingusoto como uma espécie de bicho-papão, que se alimenta de crianças que não dormem cedo.

Dizem que o Mingusoto é o senhor dos elementos, governando as matas, rios, lagos, mares e até mesmo os lençóis subterrâneos pessoenses.
fontes:

CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTS SOBRE 
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

6 comentários:

  1. Fico contente de ver minha arte aqui.
    Eu uso o portal de vocês entre as minhas fontes com frequência em minhas pesquisas de folclore e mitologia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ícaro! Obrigado por comentar! Encontrei sua arte e seu trabalho no deviantart enquanto pesquisava sobre o Mingusoto, e achei espetacular o projeto que desenvolveu, meus parabéns! Gostaria de saber se você pretende publicá-lo, pois adoraria adquirir uma cópia. Fico contente em saber que meu trabalho aqui no blog te ajudou de alguma forma em suas pesquisas.

      Excluir
    2. Oi, obrigado! Eu pretendo sim fazer uma publicação um dia, impressa e em PDF, mas ainda vai levar anos pra ficar pronto porque eu faço esse trampo em paralelo com outros projetos e faço tudo sozinho (ilustração, pesquisa, texto, diagramação, etc.), além de que o meu objetivo é registrar o máximo de criaturas possível.

      Excluir
  2. Tô querendo fazer um blog ou qualquer coisa pra postar sobre mitologia e histórias regionais também, com minhas ilustrações, e aqui é um dos melhores lugares pra achar essas coisas. Tem muita coisa

    ResponderExcluir
  3. bem que podiam voltar com o canal no youtube

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem que eu gostaria, mas me faltam tempo e um computador melhor com equipamentos apropriados.

      Excluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby