16 de outubro de 2019

Aswang

۞ ADM Sleipnir

Arte de nonoynonie
Aswang (Asuang) é um dos conceitos folclóricos mais difundidos na cultura filipina. Em termos de popularidade, é o equivalente filipino dos lobisomens e vampiros ocidentais. É difícil resumir em uma frase o que é um aswang. Em um sentido mais amplo, o termo aswang pode ser usado para descrever toda a variedade de seres malignos no folclore das Filipinas. Em um sentido mais rigoroso, no entanto, o Aswang é um ser humano (um feiticeiro para ser mais específico) com a habilidade de mudar de forma à vontade. Durante o dia, Aswangs parecem e agem como pessoas comuns. Embora geralmente sejam tímidos e um pouco reclusos, eles podem ter empregos, amigos e até famílias.  


Durante a noite, Aswangs mudam para uma forma mais adequada à caça. Comumente, o Aswang assume uma das seguintes formas:

Humanóide - Nessa forma, o Aswang assume uma posição vertical, podendo movimentar-se de quatro. Seu corpo pode ser coberto por penas pretas e grossas, quase semelhante a pelos. A cor de sua pele pode ser de preta a cinza pálido. O corpo também pode ser oleoso devido à aplicação de um tipo desconhecido de mistura de graxa ou óleo de coco, geralmente antes de perseguir suas presas. 

Arte de EVC
Nessa forma, eles normalmente rastejam pelo chão ou ficam deitados em telhados ou empenas, procurando por algum buraco ou fresta por onde eles possam projetar sua língua e atacar suas vítimas, geralmente crianças, mulheres grávidas e pessoas doentes.


Canina - Um aswang pode aparecer como um cão grande e ameaçador, com pelos pretos e grossos e olhos vermelhos flamejantes. Eles normalmente espreitam as estradas, mas relatos afirmam que eles vagam pelas cidades ocasionalmente. Cães domésticos normalmente se escondem, uivam ou fogem quando vêem um aswang nesta forma.

Suína - a forma mais comum assumida por um aswang (a maioria das testemunhas que afirmam terem visto um aswang relatam vê-lo nessa forma), essencialmente apenas um porco possuindo as características básicas das duas primeiras formas de aswang. Sua chegada é anunciada pelo bufo e ranger de dentes característicos de um porco doméstico. Geralmente o seu tamanho, anormal para um porco comum, o denuncia.



Aviária - Às vezes chamada de Tiktik, essa é uma das formas mais sinistras assumidas pelos aswang. Nesta forma, o aswang se assemelha a um corvo ou abutre, porém possui o tamanho de um ser humano. Além do seu grande tamanho, ele consegue voar baixo e devagar sem precisar bater suas asas, mesmo que não haja vento.

Felina - uma das formas aswang menos comuns. Um aswang em forma de gato pode variar em tamanho, desde o de um gato siamês até o de um jaguar. 

Uma forma de se descobrir se um animal ou pessoa é um Aswang, é se aproximar dele e fitá-lo diretamente nos olhos, observando assim sua coloração semelhante a brasas ardentes e suas veias vermelhas. Dizem também que se olhar diretamente nos olhos de um Aswang, seu reflexo aparecerá de cabeça para baixo. Porém, se uma pessoa comum tentar fazer isso é certo de que será morta, pois Aswangs são predadores carnívoros e extremamente ferozes. Após matar suas vítimas, o Aswang leva seus cadáveres para o seu covil, onde devora toda a carne e principalmente o fígado.


Aswangs possuem vulnerabilidades, sendo a principal delas o medo de alho. Apenas ver uma cabeça de alho é o suficiente para assustá-los e afugentá-los. O cheiro de alho é capaz de deixá-los paralisados e incapazes de usarem seus poderes, e o contato com o suco do alho é fatal. Aswangs também possuem aversão a vários tipos de metais. Viajantes costumam levar moedas no bolso ou mesmo amuletos feitos de metal para mantê-los longe. Aswangs podem também serem mortos por decapitação ou se atingidos por um chicote feito especialmente com a cauda de uma arraia.


fonte:
Obrigado por sua visita! Se gostou da leitura, por favor deixe um comentário. Compartilhe nossas postagens nas redes sociais!

Nenhum comentário:



Seu comentário é importante e muito bem vindo. Só pedimos que evitem:

-Xingamentos ou ofensas gratuitas;
-Comentários racistas e/ou xenófobos;
-Spam;
-Publicar referências e links de pornografia;
-Desrespeitar o autor da postagem ou outro visitante;
-Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Removeremos quaisquer comentários que se enquadrem nessas condições.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderemos responder seus comentários de forma mais apropriada, e você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby