Image Map

10 de outubro de 2019

Malebête

۞ ADM Sleipnir



Os visitantes da cidade de Angles, na Vendéia (região costeira localizada no sul do vale do Loire, oeste da França), são atraídos pela bela igreja de Notre-Dame-des-Anges (Nossa Senhora dos Anjos). Lá, no topo da torre do sino, está um monstruoso urso de pedra olhando para a cidade, e aqueles que visitam a igreja são aconselhados a evitar sua linha de visão.

Há muito tempo, diz-se que um animal terrível devastou o campo de Angles. Tinha a forma de um grande urso preto, com pelo desgrenhado e emaranhado, e ficou conhecido como o Malebête - a "Besta do Mal" . Esse monstro tinha uma predileção por jovens donzelas, as quais perseguia e devorava. Depois de alimentado, o Malebête se lavava num rio próximo, fazendo com que seus pêlos se amontoassem  e ficassem espetados.

As depredações dessa criatura demoníaca levaram a uma preocupação crescente. O rio passou a ser vermelho de sangue e a população feminina estava diminuindo. Ninguém se atrevia a abordá-lo, pois sua força era maior que a de qualquer cavaleiro. Como era uma encarnação do próprio diabo, ficou claro que apenas um homem suficientemente santo seria capaz de derrotá-lo. Os abades de Fontaines e Talmont tentaram encarar a besta, mas fugiram aterrorizados quando ela os atacou. Um enviado do papa jejuou por dois dias antes de enfrentar o Malebête, mas mal escapou com vida e jurou nunca mais voltar.

Uma pergunta pairava no ar: havia alguém santo o suficiente para derrotar o Malebête? A resposta veio na forma do padre Martin, um velho monge do convento de Angles, que passava a maior parte do tempo isolado na contemplação de Deus. Apoiado em uma bengala e vestido apenas com suas vestes eclesiásticas, o padre Martin foi até o local onde o Malebête estava. Para surpresa de todos, a besta baixou o olhar diante do eremita. “Siga-me”, disse-lhe simplesmente o padre, e o Malebête o fez - assim como toda a população de Angles. Eles seguiram o padre Martin até a igreja, onde ele disse ao Malebête para subir na torre do sino. Uma vez no topo, congelou no lugar e virou pedra.


Apesar da alegria pela derrota do Malebête, ainda havia algumas vozes de dissidência na forma de algumas meninas que provocavam o padre Martin. "Desde quando você é o pastor do diabo?", elas zombaram. O padre Martin apenas sorriu e olhou para o Malebête, dizendo: "A partir de agora, você deve se alimentar apenas da beleza das meninas de Angles". Instantaneamente, todas as mulheres presentes tornaram-se feias e correram para casa envergonhadas. Desde então, as mulheres de Angles evitam passar diante da visão do Malebête. Para adentrar a igreja, por exemplo, usam a porta dos fundos.

Essa história foi contada pela primeira vez por Benjamin Fillon, um personagem duvidoso que parece ter criado a história com todo o pano, tornando-a um tipo de neo-mito. Por outro lado, a estátua do Malebête é de origem pré-cristã, anterior à sua própria lenda; ela originalmente ficava numa posição sentada, sendo desfigurada em sua forma atual. A história de Malebête também é familiar, ecoando muitos outros contos sobre monstros antropófagos mortos por homens justos.


fontes: 
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Um comentário:

  1. Ja pensaram em criar uma pagina no Instagram? Acho que la o alcance do conteúdo de vocês seria maior

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby