Image Map

25 de novembro de 2019

Shokuin (Zhulong)

۞ ADM Sleipnir


Shokuin (chinês 燭陰, japonês しょくいん, também chamado Shokuryu, "Dragão Tocha") é um poderosa divindade com a face de um humano e o corpo de um dragão vermelho. Seu corpo é dito ter 1000 ri (cerca de 4000 quilômetros) de comprimento - o que o torna incrivelmente grande. Ele habita no sopé do Monte Shō, perto do mar do norte. Seus olhos brilham como os raios de um farol, e sua respiração é tão forte que muda as estações do ano.

Quando Shokuin abre os olhos, o dia cai sobre a terra. Quando ele os fecha, torna-se noite. Quando ele inspira o ar, torna-se verão. Quando ele expira o ar, torna-se inverno. Shokuin não precisa comer, beber ou respirar para sobreviver, mas quando ele decide respirar, provoca enormes rajadas de vento.



Origem

Shokuin é um personagem originalmente chinês, e seu nome é a pronúncia japonesa dos caracteres que compõem seu nome; na China, ele é conhecido como Zhuyin ou Zhulong. Muitos yokai pertencentes ao folclore japonês foram importados diretamente da China por autores japoneses - alguns idênticos, outros passando por transformações e reinterpretações, dependendo da liberdade que os autores decidiram tomar. 

Imagem de Zhulong presente no Shahanjing


A descrição de Toriyama Sekien sobre Shokuin não sofreu muitas mudanças em relação à sua fonte: o Shanhaijing, uma enciclopédia de criaturas mitológicas e fantásticas chinesas. No entanto, Shokuin aparece em vários outros livros chineses, muitos dos quais contêm declarações contraditórias sobre onde exatamente ele mora, dentre outros detalhes. Não está claro onde exatamente está localizada sua morada no Monte Shō, mas Toriyama Sekien a descreve como estando perto do Oceano Ártico.

Devido ao seu tamanho e aos efeitos que provoca no mundo ao piscar e respirar, Shokuin pode ter sido uma antiga divindade solar ou do fogo chinesa, ou mesmo uma personificação do sol. Também foi sugerido que Shokuin pode ter sido a aurora boreal. Um anitgo nome chinês para as luzes do norte era "espírito vermelho", e a localização de Shokuin, ao norte, apoia ainda mais essa teoria.

Arte de Justin Krasusckas

fonte:
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Nenhum comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby