Image Map

11 de novembro de 2019

Waniguchi

۞ ADM Sleipnir



Waniguchi (japonês 鰐口 ou わにぐち, "boca de crocodilo" ou "sino do santuário") é um yokai do folclore japonês, e um dos muitos do tipo tsukumogami (付喪神 - "espírito artefato"). Ele surge de sinos circulares, normalmente encontrados na entrada de templos xintoístas, os quais são tocados pelas pessoas ao entrarem. Quando um desses sinos atinge uma idade muito avançada, nascem dele um corpo e uma cauda de um réptil, e o sino se torna a cabeça da criatura, abrindo e fechando como a boca de um crocodilo.

O Waniguchi é ilustrado no Hyakki Yagyō Emaki ("O Pergaminho Ilustrado da Noite dos Cem Demônios") datado do século XVI e no Gazu Hyakki Yakō (鳥山石燕 画図百鬼夜行, "A Ilustrada Parada Noturna de Cem Demônios") publicado em 1776 por Toriyama Sekien.

fonte:


CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTAGENS DA SÉRIE

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Nenhum comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby