Image Map

13 de novembro de 2019

Zuttibur

۞ ADM Sleipnir

Arte de Inkyami
Zuttibur (traduzido literalmente como "pinhal sagrado"; também chamado Swiatibor e Świętobor) era um antigo e obscuro espírito ou deus da floresta, adorado pela última vez pelos Sorábios ou Vendos, povos eslavos que viviam perto de assentamentos germânicos durante a idade média. Embora representações visuais do Zuttibur sejam raras, sua aparência é comparada com a de outros espíritos da floresta, como o Leshy.

Sabe-se que Zuttibur possuía ídolos e grandes florestas de carvalho dedicadas a ele, particularmente perto da cidade alemã de Merseburg e do rio Saale, um dos mais antigos assentamentos sobreviventes da Alemanha Central. O primeiro príncipe-bispo católico romano de Merseburg, Wigbertus (1004-1009 d.C.), incendiou a floresta, destruiu os ídolos e uma igreja foi construída em seu lugar por seu sucessor, Thietmar of Walbeck. Apesar de referido como um deus, não se sabe ao certo se Zuttibur se refere a uma entidade/criatura, à própria floresta ou aos ídolos que foram construídos em Merseburg.


fonte do texto: 
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Nenhum comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby