Image Map

16 de agosto de 2022

Ushirogami

۞ ADM Sleipnir

Arte de KW

Ushirogami (japonês 後神 ou うしろがみ; literalmente "espírito oculto") é um yokai do folclore japonês, conhecido por se esconder atrás das pessoas e então lhe provocar medo. Ele se assemelha a um fantasma com longos cabelos negros e um grande globo ocular localizado no topo de sua cabeça. Ele não possui pés, porém possui um corpo longo e torcido que o permite saltar e se projetar no ar.

A tática favorita de um Ushirogami é assustar as pessoas saltando e aparecendo logo atrás delas. Eles gostam de puxar os cabelos na parte de trás do pescoço de uma pessoa, desaparecendo assim que elas se viram para ver quem os puxou. Outras peças que ushirogamis gostam de pregar incluem colocar suas mãos geladas ou expirar sua respiração quente no pescoço de suas vítimas. Ushirogamis gostam particularmente de perseguir mulheres jovens andando pelas ruas sozinhas durante à noite. Eles se esgueiram por trás delas e soltam seus cabelos ou passam as mãos neles e os bagunçam, fazendo com que fiquem emaranhados. Às vezes, eles invocam fortes rajadas de vento para fazer guarda-chuvas voarem para longe.

Origens

Acredita-se que o Ushirogami seja uma espécie de okubyо̄gami - um espírito que causa covardia, ou que visa especificamente pessoas covardes. Seu nome vem das palavras ushiro (atrás) e kami (espírito). No entanto, há um trocadilho oculto em seu nome: ushirogami também significa "o cabelo na parte de trás do pescoço", e a frase ushirogami wo hikikaeru (ter os cabelos na parte de trás do pescoço puxados) significa "fazer algo com dolorosa relutância", descrevendo assim pessoas que tem que fazer algo que realmente não quer fazer.  Enquanto procuram um meio de escapar, elas se viram e olham para trás como se os cabelos de sua nuca estivessem sendo metaforicamente puxados. O trocadilho é que o ushirogami (espírito) está puxando seu ushirogami (cabelo), fazendo com que você se torne covarde e não queira fazer nada. Você se vira para ver quem puxou seu cabelo, mas não há ninguém atrás de você. Assim, o ushirogami pode ser explicado tanto como uma entidade externa que provoca medo, quanto a personificação interna de sua própria covardia ou relutância.


fontes:
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Nenhum comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby