Image Map

29 de abril de 2020

Sanguanel

۞ ADM Sleipnir

Arte de Rodrigo Viany (Sleipnir)

O Sanguanel é uma espécie de duende travesso pertencente ao folclore gaúcho, oriundo de histórias trazidas da Europa por imigrantes italianos. Ele é normalmente descrito como uma criatura de pequena estatura e de pele vermelha (ou trajando apenas roupas vermelhas). 

Vivendo no alto das árvores, dizem que o Sanguanel tem o hábito de sequestrar crianças, levando-as para o topo das árvores, seu habitat. Ele não chega a fazer nenhuma maldade a elas, que por sua vez não recordam de muita coisa pois passam a maior parte do tempo em um estado de sonolência. Apenas as alimenta com mel e água usando uma folha.


Na maioria das histórias, as crianças são encontradas algum tempo depois de desaparecidas, no topo de alguma árvore. Em algumas, porém, o Sanguanel só devolve a criança raptada caso receba oferendas de água e mel. Ele raramente se envolve com adultos, e quando o faz, geralmente aplica peças em bêbados, preguiçosos ou pessoas não religiosas.



fontes:
  • http://pioneiro.clicrbs.com.br/rs/geral/noticia/2016/09/lendas-gauchas-monte-o-seu-sanguanel-e-conheca-a-historia-do-personagem-7503400.html
  • https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/folclore-nacional-os-personagens-menos-conhecidos.phtml
  • https://www.facebook.com/HETthePumpking/posts/1575476815885118/

CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTS SOBRE 
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

3 comentários:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby