Image Map

1 de maio de 2020

Mourioche

۞ ADM Sleipnir

Arte de Marcos Morales
O Mourioche é um espírito malicioso originário do folclore da Bretanha, região localizada no extremo noroeste da França. Ele é conhecido por possuir a capacidade de mudar de forma, ou até mesmo possuir o corpo de alguém morto recentemente.

Alguns dizem que o Mourioche já foi uma pessoa versada nas artes das trevas, e que teria vendido sua alma em troca de uma poção mágica; outros acham que essa pessoa foi na verdade atingida por uma maldição semelhante à dos lobisomens, ganhando a capacidade de mudar de forma, porém sem o controle de suas ações. Há ainda quem afirme que o Mourioche é na verdade o próprio diabo.

Conta-se que o Mourioche assombra a Bretanha há séculos, espalhando seu terrível senso de humor ao longo das costas de Côtes-d'Armor e dos lagos de Jugon-les-Lacs. Ele adora usar seus poderes de maneiras criativas para assustar todo o tipo de pessoa que cruza seu caminho. Como um metamorfo, não há fim para as formas que o Mourioche pode assumir. Quando está em terra firme é geralmente visto na forma de um cavalo, porco, vaca ou ovelha, geralmente com um par de braços musculosos no torso, enquanto prefere a forma de cavalo-marinho quando está na água.


O Mourioche possui hábitos noturnos, preferindo atacar viajantes desavisados enquanto caminham tarde da noite. Assim como o Kelpie  e o Each-uisge, ele pode aparecer como um cavalo à beira da estrada, esperando que alguém o monte. Assim que uma pessoa o monta, ela fica presa a ele, que por sua vez galopa até um lago ou o mar, onde afoga aqueles que o montaram, enquanto sua risada aterrorizante ecoa na escuridão. Algumas histórias dizem que o Moriouche pode levar inúmeras pessoas em suas costas, e que sua coluna se estende para dar lugar a quantos forem possíveis carregar.

Em outras ocasiões, o Mourioche prefere lutar com os transeuntes, agarrando suas vítimas e lançando-as em valas cheias de lama. Ele também pode pular nas costas de homens e forçá-los a carregá-lo até que caiam no chão exaustos, e durante a lua nova, quando a escuridão é mais densa, ele segue as pessoas ao longo da estrada, mudando de forma toda vez que elas olham para ele. No entanto, uma das "brincadeiras" mais cruéis que o Mourioche pode fazer é possuir o corpo de alguém recentemente falecido para gritar insultos contra a família do mesmo e correr atrás das crianças presentes no velório para assustá-las.

Apesar de não se conhecerem métodos para prevenir que um Mourioche o ataque, algumas histórias relatam que ele teme aqueles que não tem medo dele e o enfrentam. Uma dessas histórias conta que certa vez um alfaiate montou em suas costas, e então foi conduzido pelo Mourioche até um lago onde seria afogado. Não conseguindo se soltar do Mourioche, o alfaiate ameaçou cortar suas orelhas com uma tesoura. Imediatamente, o Mourioche o devolveu a terra firme e fugiu.

Arte de Book of Creatures

fontes:
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Nenhum comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby