Image Map

29 de junho de 2020

Scáthach

۞ ADM Sleipnir


Arte de P J Lynch

Scáthach
("A Sombria" em gaélico, também 
Sgathaich ou simplesmente Scatha
) é uma mítica guerreira e mestra nas artes da batalha presente no Ciclo de Ulster, uma coleção de lendas e sagas heróicas medievais irlandesas que formam um dos quatro grandes ciclos da mitologia irlandesa. Segundo alguns relatos, ela era filha do rei da Cítia, região que abrangia partes da Europa Oriental e da Ásia. 

Scáthach vivia em uma fortaleza chamada Dún Scáith ("Castelo das Sombras"), localizada na Ilha de Skye, na Escócia. Nesta fortaleza, ela treinava jovens guerreiros, mas somente aqueles que fossem habilidosos e corajosos o suficiente para penetrar nas muitas defesas de sua fortaleza e conseguir o acesso a ela.

De todos os seus alunos, o mais proeminente foi o lendário herói Cú Chulainn. O herói teve que passar por esse treinamento por imposição de Forgall Monach, cuja filha, Emer, Cú Chulainn queria tomar como esposa. Cú Chulainn e seu melhor amigo Ferdiad foram até Dún Scáith e conseguiram passar pelos desafios e adentrar a fortaleza. Ambos passaram pelo treinamento de combate de Scáthach, e Cú Chulainn ainda recebeu dela como presente sua lança mortal Gae Bolg, cuja técnica ele foi o único a dominar.

Como parte de seu treinamento, Cú Chulainn ajudou Scáthach a superar uma chefe vizinha, Aífe ou Aoife (que, segundo alguns relatos, também era irmã de Scáthach), e a forçou a fazer as pazes. Dizem que no processo ele teve um filho com Aífe, chamado Connla. Cú Chulainn também acabou se relacionando com a filha de Scáthach, Uathach, cujo marido Cochar Croibhe ele matou em um duelo. Ao concluir seu treinamento, Scáthach também teve relações com Cú Chulainn. 

Segundo alguns contos, Scáthach também era uma formidável magista com o dom de profecia. Ela também teria se tornado uma deusa dos mortos, garantindo a passagem daqueles que morreram em batalha para Tír na nÓg, a Terra da Juventude Eterna.

fontes:
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

4 comentários:

  1. Com essa, o blog agora possui 1500 postagens.

    ResponderExcluir
  2. Na ultima ilustração ela lembrou bem a Merida da Disney.
    E esse discipulo piranhão ae Scathach?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cú Chulainn deve ser um disfarce de Zeus, que estava cansado dos homens e mulheres da Grécia e resolveu dar uma passeada nas terras irlandesas.

      Excluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby