Image Map

3 de agosto de 2020

Gegenes

۞ ADM Sleipnir

Arte de Michele Parisi

Os Gegenes ou Gegenees (grego Γηγενης, "Nascido da Terra") foram uma tribo de gigantes pertencentes a mitologia grega. Assim como a maioria dos gigantes, os Gegenes são filhos de Gaia, a deusa primordial da terra. A característica que os distingue dos demais são os seus seis braços, dois protuberantes nos ombros e dois pares no tórax.

Os Gegenes eram habitantes de um afloramento localizado no mar de Mármara, a leste da foz do rio Aesepus. Este afloramento de terra era praticamente uma ilha, formado por uma planície e também por uma montanha, chamada de "montanha dos ursos". Os Gegenes compartilharam o território com uma tribo de homens, os Doliones, com estes vivendo na área de planície e os Gegenes na encosta da montanha. Apesar de problemáticos por natureza, os Gegenes evitavam qualquer tipo de conflito com os Doliones, pois tinham medo da ira de Poseidon (de quem os doliones eram descendentes)

O Encontro com os Argonautas

Os Gegenes foram encontrados pelos Argonautas, o bando de heróis que navegavam a bordo do Argo, durante sua viagem rumo à Cólquida em busca do velocino de ouro.

Os Argonautas encontraram a ilha, onde ancoraram e receberam as boas-vindas de Cízico, rei dos Doliones. Graças a recepção amigável, os argonautas acreditaram que estava tudo tranquilo, e então metade deles partiu para explorar as encostas montanhosas, enquanto a outra metade levou o Argo ao porto de Chytus.

Com a força dos Argonautas dividida, os Gegenes viram uma oportunidade de atacá-los. Os gigantes lançaram enormes pedras para bloquear a entrada do porto, acreditando que os Argonautas não teriam como escapar. Porém, o que eles não sabiam era que dentre os muitos heróis presentes entre os Argonautas estava Héracles, o maior de todos os heróis gregos. Ao perceber o ataque, Héracles empunhou seu famoso arco e atirou flecha após flecha contra os Gegenes, com muitos deles morrendo assim que as flechas, imbuídas com o veneno da Hidra de Lerna, os atingia.

Os Gegenes retaliaram lançando suas próprias armas de longo alcance, e uma chuva de pedras irregulares foi lançada sobre Héracles e os demais Argonautas, embora nenhum deles tenha sido gravemente ferido. 

A emboscada dos Gegenes foi atrasada com sucesso, permitindo que os Argonautas que haviam explorado a montanha pudessem retornar ao lado de seus companheiros. Os Gegenes não se acovardaram e avançaram sobre os Argonautas, porém, foram massacrados. Um a um, caíram perante os Argonautas, até que não restassem mais nenhum deles vivo.


fontes:
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Nenhum comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby