Image Map

2 de setembro de 2020

Ninki Nanka

۞ ADM Sleipnir

Arte de highdarktemplar


Ninki Nanka é uma criatura pertencente ao folclore da África Ocidental, dita viver ao longo do rio Gâmbia e em manguezais desabitados. Trata-se de uma criatura extremamente grande e perigosa, capaz de se alimentar de qualquer coisa que encontra pelo caminho. Dizem também que aqueles que a vêem morrem em poucas semanas.


Ela é geralmente descrita como tendo um corpo de um crocodilo, o pescoço de uma girafa e a cabeça de um cavalo com três chifres, mas existem muitos outros relatos diferentes e conflitantes a respeito dela e de sua aparência. Alguns afirmam se tratar de uma cobra ou lagarto gigante, outros dizem que ela possui asas e cospe fogo. O motivo de tantas diferenças quanto a sua aparência se deve principalmente ao fato das histórias sobre ela terem sido passadas de pessoa para pessoa por gerações através de tradição oral.

A criatura às vezes é usada pelos adultos como uma espécie de bogeyman (bicho-papão) para intimidar as crianças. Costuma-se dizer a elas que se chegarem muito próximas da água, o Ninki Nanka irá aparecer para devorá-las.

No verão de 2006, um grupo de "caçadores de dragões" do CFZ  (Centre for Fortean Zoology,  uma organização sem fins lucrativos dedicada à criptozoologia) foi à Gâmbia para investigar o Ninki Nanka e ouvir depoimentos de pessoas que alegam terem visto a criatura. A expedição, conhecida como "J. T. Downes Memorial Gambia Expedition 2006", recebeu bastante atenção da mídia na época, incluindo a cobertura de um artigo da BBC Online

Arte de Santiago Pérez

fontes:
  • http://africa.gm/africa/gambia/article/2007/11/25/in-search-of-gambias-mysterious-creature-the-ninkinanka
  • https://allaboutdragons.com/dragons/Ninki_Nanka
  • https://www.thetravel.com/destination-visit-myths-real
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

5 comentários:

  1. Uma dúvida, se quem ver a criatura morre em poucas semanas, como escrito no fim do primeiro parágrafo, como pessoas que alegam terem visto a criatura foram entrevistadas, como escrito no último parágrafo? Quem estuda a criatura deveria, só por isto, terem rejeitado o depoimento dos que alegam terem a visto, não concorda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve existir versões do mito em que isso não ocorre.

      Excluir
    2. É como o Dragon disse. As histórias sobre o Ninki Nanka foram e são transmitidas via tradição oral, processo no qual a lenda constantemente sofre adições ou remoções de algum fato ou detalhe.

      Excluir
  2. Essa criatura seria um inimigo muito bom em uma campanha de RPG

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby