18 de setembro de 2020

Guariba-bóia

۞ ADM Sleipnir

Arte de Ícaro Maciel

Guariba-bóia é uma espécie de criatura com cabeça de macaco bugio (guariba) e o corpo de uma jibóia, que segundo histórias, habita em vários trechos do rio Amazonas e também em lagos próximos ao Rio Negro. Dizem que escavam túneis no fundo de rios turvos e se escondem na lama ou em matagais de plantas aquáticas. Anunciam sua presença com uivos altos e ressonantes que soam como uma bando inteiro de macacos bugios. Eles rugem debaixo d'água e seus chamados são particularmente altos nas noites de chuva.

Guariba-bóias podem atingir cerca de seis metros de comprimento, e embora não sejam tão grandes quanto as Boiunas, possuem presas pontiagudas e um veneno letal. A morte pela picada de uma guariba-bóia é rápida e dolorosa, após a qual ela engole sua vítima inteira. Não é comum procurarem por presas humanas, mas caso estejam com muita fome, Guariba-bóias são capazes de virar canoas e se alimentar de seus ocupantes.

fontes:

Apoie nosso trabalho! Deixe um comentário, dê sugestões, elogie, critique. Mantenha o blog vivo. Siga-nos também no instagram @portaldosmitos

5 comentários:

  1. Acho que se eu visse um desses bateria na minha cabeça pra ver se funciona direito.

    ResponderExcluir
  2. Tem poucas fontes sobre essa estranha criatura e olha que nós estamos falando de um ente mitológico brasileiro,infelizmente temos poucos sites falando sobre este ser

    ResponderExcluir
  3. E parabéns para o blog,todas as informações aqui são excelentes e eu aprendo muito

    ResponderExcluir
  4. Melhor blog inclusive que fala sobre seres poucos conhecidos do folclore brasileiro e do mundo

    ResponderExcluir
  5. Gente, é surpreendente a quantidade de cobras místicas que tem no folclore brasileiro. Boiúna, Boitatá, Cobra Norato e agora Guariba-bóia! Não conhecia essa lenda, mas achei muito interessante.

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante, e muito bem vindo. Porém pedimos que evitem:

1)Xingamentos ou ofensas gratuitas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Desrespeitar gratuitamente o autor da postagem ou outro visitante. Mantenha a polidez;
6)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Removeremos quaisquer comentários que se enquadrem nessas condições.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderemos responder seus comentários de forma mais apropriada, e você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby