Image Map

16 de setembro de 2020

Shivini

۞ ADM Sleipnir
Shivini (também conhecido como Siuini, Artinis, Ardinis) era um deus solar na mitologia dos urartianos, povo pertencente ao antigo reino de Urartu. Urartu ficava localizado na região hoje conhecida como Planalto Armênio (entre a Ásia Menor, a Mesopotâmia e o Cáucaso), existindo durante a idade do Ferro (860 a.C. – 590 a.C.).

Shivini integrava uma importante tríade de divindades, ao lado de Khaldi/Haldi (deus da guerra e divindade suprema dos urartianos) e Theispas (divindade associada aos trovões e tempestades). Ele era geralmente retratado como um homem de joelhos, segurando um disco solar. Sua consorte era a deusa Tushpuea

Os deuses urartianos eram muitos deles adotados e/ou mesclados com divindades hurritas e de outras culturas. Shivini, em particular, é associado ao deus mesopotâmico Shamash

Arte de Andranik88
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

3 comentários:

  1. Vai ter um post sobre Khaldi/haldi também em breve?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai sim, mas não tenho muito o que falar sobre ele. Encontra-se muito pouco sobre essas divindades tanto na internet quanto em livros.

      Excluir
    2. Aaa compreendo. Obrigado por responder.

      Excluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby