Image Map

15 de outubro de 2020

Javali de Erimanto

۞ ADM Sleipnir

Arte de CharlottaBavholm

O Javali de Erimanto (do grego Ὑς Ερυμανθιος) era na mitologia grega um monstruoso javali que habitava o monte Erimanto, na Arcádia. Segundo a lenda, todos os dias ele descia o monte e assolava a vizinhança, arruinando plantações e destruindo tudo o que encontrava pelo caminho. Era capaz de provocar abalos sísmicos e, com suas presas, era capaz de arrancar árvores enormes pela raiz e dilacerar homens ou animais que cruzassem o seu caminho.

Arte de kgphee

No quarto dos seus famosos doze trabalhos, o herói Héracles recebeu do rei Euristeu a missão de capturá-lo vivo e trazê-lo até a sua presença. Héracles expulsou o javali de seu esconderijo no topo do monte Erimanto aos berros, perseguiu-o através da neve que cobria a região e cansou-o até que pudesse ser capturado. Depois disso, Héracles colocou o javali sobre os ombros e levou-o até o palácio de Euristeu, em Micenas. Ao ver o monstro, Euristeu foi tomado de pavor e escondeu-se numa grande ânfora que mantinha no palácio para esconder-se em caso de perigo.


fontes:

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

4 comentários:

  1. Não existe nenhum mito sobre a origem dele? Ele é poderoso de mais para ter nascido normalmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não possui parentesco atestado em nenhuma obra. Talvez possua relações com o Javali Calidoniano, por sua vez filho da chamada Porca de Crômion, filha de Tifão e Equidna.

      Excluir
  2. Euristeu não é o único que se esconderia desse javali... Mas depois de ver o tamanho da criatura, imagina só o tamanho do churrasco?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas o pior é que foi ele quem pediu a Héracles para trazê-lo até o palácio. Apesar de que ele não contava que o herói fosse capaz de sobreviver a esse e a outros trabalhos. E sim, daria um belo churrasco kkk.

      Excluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby