Image Map

1 de fevereiro de 2021

Ellén Trechend

۞ ADM Sleipnir

Arte de Carlos Herrera

Ellén Trechend é uma criatura de três cabeças referida na mitologia irlandesa. Foi mencionada no texto Cath Maige Mucrama ("A Batalha de Mag Mucrima") como tendo emergido das colinas de Cruachan (ou Rathcroghan, no condado de Roscommon) e devastado a Irlanda até ser morta pelo herói e poeta Amergin mac Eccit

De acordo com Patrick Weston Joyce em sua obra A Smaller Social History of Ancient Ireland ("Uma pequena história social da Irlanda Antiga"), publicada em 1906, as colinas de Cruachan se abriram durante o Samhain, e uma multidão de horrendos goblins, acompanhados por um bando de pássaros de coloração vermelho-cobre, emergiram do local liderados por um abutre de três cabeças, que acredita-se ser Ellén Trechend, já que no Cath Maige Mucrama também são citados os pássaros de cor vermelho-cobre.

Arte de matena

O significado de seu nome é difícil de interpretar: trechend significa "três cabeças", mas ellén é uma palavra obscura. Um tradutor interpretou o nome como "enxame de criaturas de três cabeças"; o escolar Whitley Stokes (1830-1909) traduziu como "pássaro monstruoso de três cabeças", enquanto T. F. O'Rahilly (1883-1953) o identificou com Aillén, o monstro cuspidor de fogo que foi derrotado por Fionn mac Cumhaill. Muitos referem-se hoje à criatura como sendo um dragão de três cabeças e cuspidor de fogo.

De acordo com alguns estudiosos modernos, é provável que a lenda sobre a criatura tenha sido forjada por padres cristãos da época, na tentativa de demonizar a deusa tríplice Brighid ou Lugh, ambos adorados pelo povo celta na era pré-cristã.

Amergin sobre o cadáver de Ellén Trechend, arte de Carlos Herrera

fontes:

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

6 comentários:

  1. Gostaria dos links das fontes, queria saber mais sobrfe a historia irlandesa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os que usei para esse post em específico estão no final dele.

      Excluir
  2. VocÊs poderiam fazer uma parte separada apenas com o Bestiário Celta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No mapa do blog temos uma sessão só para os deuses/criaturas pertencentes à mitologia e folclore celta. No futuro pretendo criar mais divisões e organizar melhor mas no momento é o que dá pra fazer.

      Excluir
  3. É uma pena como os cristãos sempre demonizaram os deuses celtas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade eles só demonizam só o que não podem aproveitar. O que podem eles sempre dão um jeito de adaptar. Quantos santos católicos que são espelhados em deuses!

      Excluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby