Image Map

27 de maio de 2022

Barangaw

۞ ADM Sleipnir

Arte de Klinton Padojinog

Barangaw (ou Balangaw, lê-se Varangao) é o deus do arco-íris pertencente à mitologia filipina, integrando o panteão dos deuses cultuados pelos antigos povos do arquipélago das Visayas, sendo tão popular que seu culto chegou nos arquipélagos de Luzon e Mindanao. Acredita-se que a aparição de um arco-íris traga sorte e vitória, além de simbolizar a esperança contra as forças opostas na vida. Como o guardião desse fenômeno, Barangaw era diretamente associado aos supostos efeitos positivos de suas aparições.

Ao lado dos deuses Ynaguinid e Macanduc, Barangaw também era uma divindade relacionada à guerra, para quem seus devotos oravam antes de combates contra outras tribos. A aparição de um arco-íris era vista por seus devotos como um sinal de enorme chance de vitória em suas batalhas. 

Barangaw (topo), Ynaguinid (esquerda) e Macanduc (direita), arte de Dom

Há muito tempo, as pessoas também acreditavam que era seu trabalho transportar as outras divindades de sua morada em Ibabawnon (céu) para a Terra. Na província de Antique, é dito que ele também transportava humanos dignos até a fortaleza dos deuses. 

Assim como ocorreu com Ynaguinid, Macanduc e outras antigas divindades filipinas, o advento do cristianismo por intermédio dos colonizadores espanhóis fez com que Barangaw fosse substituído por outras figuras mais agradáveis à fé cristã, e assim quase totalmente esquecido pelo tempo.

Arte de squeegool

fontes:


CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTS SOBRE

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Nenhum comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby