Image Map

30 de setembro de 2022

Bálios & Xantos

۞ ADM Sleipnir

"Automedonte com os Cavalos de Aquiles", pintura de Henri Regnault

Bálios (grego Βαλιος, "malhado" ou "manchado") e Xantos (grego Ξανθος, "baio") são dois cavalos imortais presentes na mitologia grega, filhos do deus Zéfiro (personificação do vento oeste) com a harpia Podarge. Os dois foram dados por Poseidon à Peleu, rei de Ftia, como presente por seu casamento com a nereida Tétis. Mais tarde, Peleu os presentearia a seu filho, Aquilese eles puxariam sua carruagem durante a Guerra de Tróia.

O companheiro de armas de Aquiles, Pátroclo, costumava alimentar e cuidar desses cavalos. Na Ilíada, conta-se que quando Pátroclo foi morto em batalha, Bálios e Xantos ficaram imóveis no campo de batalha e choraram por ele. Ainda na Ilíada (cap.17.474-8Automedonte, cocheiro de Aquiles, afirma que apenas Pátroclo foi capaz de controlar totalmente esses cavalos. Quando Xantos foi repreendido pelo aflito Aquiles por permitir que Pátroclo fosse morto, a deusa Hera concedeu a Xantos o dom da fala humana, permitindo que o cavalo dissesse que um deus havia matado Pátroclo e que um deus logo mataria Aquiles também. Depois disso, as Erínias emudeceram o cavalo.



PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

2 comentários:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby