Image Map

26 de novembro de 2013

Ahura Mazda (Ohrmazd)

۞ ADM Sleipnir

Arte de Ekaterina Chesalova

Ahura Mazda (ou Ohrmazd) é a divindade suprema do Zoroastrismo. Ele é o criador, juiz, benfeitor, protetor e defensor da verdade, da justiça e Asha, a ordem cósmica. Ele é a perfeição em pessoa e a fonte de tudo que é bom no universo, que ele guarda com seu vasto exército de ahuras, espíritos anjos e seres universais. Ele responde ao apelo de seus seguidores e pode ser comunicado pessoalmente através da justiça , sacrifício , orações, rituais e invocações . Mas, em nenhuma circunstância ele deve ser adorado em forma de imagem. Apenas a expressão do seu nome já é suficiente para destruir a malícia dos daevas e dos druj , os espíritos malignos . Ele não possui uma forma ou corpo, mas atende por muitos nomes. No Khorda Avesta , ele proclama a Zoroastro seus inúmeros nomes como "Golpeador de demônios" , "Melhor curador" , "Doador da multidão" , "A santidade perfeita" , "A Compreensão" , "O Conhecimento" , "Senhor", "Beneficente", "Inócuo", "Invencível" , "O que tudo vê" , "Criador e Onisciente ( Mazda )" e "Doador da prosperidade". A seguir estão alguns dos importantes atributos e funções de Ahura Mazda.

Como deus criador 

Ahura Mazda é o criador de ambos os mundos visível (material) e invisível (o mundo espiritual). Ele criou o tempo finito a partir do tempo infinito. Ele criou o Amesha Spentas, arcanjos, espíritos guardiões e ahuras ou senhores divinos no mundo espiritual . Ele criou os elementos do fogo , água, ar e da terra , o homem primitivo, o boi primitivo, plantas, animais e metais no mundo material. Ele estabeleceu a ordem (asha) no mundo que ele criou. Ele criou todas as coisas boas , todas as coisas brilhantes e todas as qualidades divinas. No entanto, de acordo com os antigos textos zoroastristas, Ele não criou Ahirman ou as trevas e coisas maléficas que fazem parte do domínio de Ahirman. Uma vez que Deus é justo, o mal não pode sair dele .


Como deus dispensador da justiça

Ahura Mazda é um Deus puro e justo, que mantém uma vigilância sobre os mundos que ele criou e se certifica de que eles não serão dominados pelas forças do mal. Ele pune aqueles que se entregam ao caminho do mal e do pecado e recompensa aqueles que seguem o caminho do bem. Aos seres humanos, ele dá a chance de expiar seus pecados através do arrependimento e de orações sinceras. No dia do Juízo Final , ele iria julgar as pessoas e atribuir-lhes ou o céu ou o inferno, de acordo com suas ações.

Como deus protetor

Ahura Mazda faz uma promessa firme de proteger todos aqueles do mal que se professam como adoradores de Mazda, que se comprometem a religião Mazdayasnian e segeum seus ensinamentos na letra e no espírito. Ele garante protegê-los de Ahirman, dos daevas, drujs, feiticeiros, bruxas, kayags, karbs, tiranos, malfeitores, hereges e pecadores. Ele promete proteger aqueles que se mantém puros, observando as três regras fundamentais: bons pensamentos, boas palavras e boas ações, que seguem seus ensinamentos , respeitam o fogo sagrado, levam uma vida justa e evitam o pecado, enterram os mortos de acordo com o método prescrito por ele, executam rituais de sacrifício de acordo com as especificações feitas nas escrituras e buscam a sua proteção e bênçãos por meio de orações e invocações.

Como  deus defensor da verdade, da justiça e da ordem 

Ahura Mazda mantém uma vigilância rigorosa sobre os mundos que ele criou, afim mantê-los livres do caos. Ele mantém a ordem (asha), que é a sua natureza. Ahura Mazda é  a Verdade em pessoa. É do seu poder da verdade que vem o fluxo da ordem e justiça . Ele é o Senhor justo, que vai julgar no Dia do Juízo e livrar o mundo completamente do mal, e concederá a eternidade a todos aqueles que permanecem com ele e seus ensinamentos.


Como fonte de conhecimento

Ahura Mazda é a fonte de todo o conhecimento. Ele é o verdadeiro autor de todos os ensinamentos sagrados, e o seu conhecimento tem o poder de proteger as pessoas e o mundo do mal. Ele revelou o seu conhecimento a  Zoroastro, a fim de ajudar a humanidade a proteger-se das ações do mal. Ele se comunica com aqueles a quem ele acha digno de receber seus ensinamentos sagrados. Ele também mostra ao povo o caminho para manter-se livre do mal enquanto vivem no mundo material. Somente ele sabe como prender Ahirman no mundo material e, finalmente, levá-lo à justiça.

Como deus benfeitor 

Ahura Mazda é benevolente e generoso. Ele concede desejos às pessoas que se aproximam dele com devoção e apresentam as suas orações com sinceridade. Ele está sempre com aqueles que seguem seus ensinamentos obedientemente , abdicam do mal e ajudam os outros a permanecerem no caminho da justiça. A essas pessoas ele confere seus abundantes presentes: a vitória contra os inimigos, vigor, boa saúde, conhecimento, abundância, felicidade, nobre descendência, longevidade e vida celestial. Ele também é o curandeiro, que cura através do conhecimento, medicina, bênçãos e destruição do mal.

Como sendo sem forma e infinito

Ahura Mazda é sem forma e infinito. A ele não pode ser dada uma forma ou corpo, nem  pode ser representado na forma de ídolos. Ele não deve ser adorado em forma de imagem. Ele pode, contudo, ser adorado por meio de rituais de sacrifício ou Yasnas, orações, cânticos e invocações. Ele pode ser comunicado em silêncio e reverência pelos seus devotos seguidores em seus próprios corações. Em muitos aspectos fundamentais, Ahura Mazda é semelhante ao Deus dos judeus e muçulmanos.

Como deus destruidor do mal

Os textos zoroastristas não deixam dúvidas sobre a supremacia de Ahura Mazda. Mas se ele é onipotente no sentido estrito da palavra é discutível. Embora ele seja o senhor do universo, sua autoridade é constantemente desafiada e minada pelo espírito maligno, Ahirman, que parece possuir um plano e eficácia de sua autoria, e é livre do controle de Ahura Mazda, pelo menos por enquanto, na parte visível e material da criação. Enquanto Ahura Madza é o criador de tudo, não têm-se a certeza de ele criou o espírito maligno. Alguns textos tardios descrevem-no como um dos gêmeos criados por Ahura Mazda e que o próprio está acima dele. Mas a cosmologia de Zoroastro faz alusão à existência do mal durante o tempo infinito antes de Ahura Mazda iniciar sua criação. Além disso, quando Ahura Mazda estava ocupado criando os seres e as coisas , Ahirman estava ocupado criando coisas más e espíritos malignos. O que é certo porém é que Ahura Mazda é mais poderoso do que seu adversário, e eventualmente irá destruir Ahirman e livrar os mundos do mal.

Ahura Mazda e suas manifestações 

A religião de Zoroastro possui elementos do monoteísmo, politeísmo e também o dualismo. É monoteísta porque reconhece Ahura Mazda como o mais alto e supremo Deus. É politeísta no sentido de que seus seguidores reverenciam os seres universais ou Amesha Spentas e uma série de outras entidades espirituais. É dualista , no sentido de que reconhece os princípios de Deus e  anti-Deus, presente em muitos aspectos do mundo material.



fonte: 
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

10 comentários:

  1. Gostaria de comentar o texto sobre Ahura Mazada , achei muito interesante e muito similar a vizão teologica judaico-cristan sobre Deus.

    zenon de Brito

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de ressaltar que a tradiçao de reverenciar ahura mazda eh muito mais antiga que a tradiçao judaica de reverenciar jeova, muitos historiadores afirmam ser extremamente provavel que o mazdaísmo deu origem à monolatria hebraica, que mais tarde se tornaria monoteismo, e la pro seculo 6a.c - quando zoroastro ja havia reformado o mazdaismo introduzindo conceitos messianicos e milenistas, foi no seculo 6 q babilonia capturou o reino de israel, e foi a partir desse contato religioso que os hebreus cunharam suas doutrinas messianicas, que culminaram no oportunismo de Jesus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diogo, nada a ver, mazdeísmo é só mais uma religião politeísta, não existe messias no mazdeísmo, nem revelação, é uma crença que se limita a adoração a um deus desconhecido. Vc ao menos sabe a quanto tempo existe o povo de Israel? Sabe em que ano viveu Abraão? A quantos séculos ele viveu?

      Excluir
    2. Os dinossauros foram extintos a milhões de anos! Mas os filmes mostram q eles podem viver entre nós!
      PORQUÊ um livrinho roubado dos JUDEUS ñ pode fazer o mesmo?

      Me explica uma coisa:
      PORQUÊ JEOVÁ NUNCA CITOU JESUS EM TODO O VELHO TESTAMENTO?

      E PORQUÊ JESUS NUNCA PRONUNCIOU JEOVÁ NO NOVO TESTAMENTO?

      JESUS É CRIAÇÃO DOS ROMANOS! POIS Ñ É RECONHECIDO PELOS JUDEUS COMO MESSIAS!
      E TAMBÉM SE TORNOU UMA ESPÉCIE DE DEUS EM CONCORRÊNCIA COM JEOVÁ!

      O CRISTIANISMO E O JUDAÍSMO, SÃO UMA MISCELÂNEA DE OUTRAS CULTURAS!

      FAZER O HOMEM DO PÓ DA TERRA, NADA MAIS É Q A ADORAÇÃO A GAYA!
      MÃE TERRA!
      CRENÇA BÍBLICA FUNDADA NAS CRENÇAS MESOPOTÂMICAS!

      FORA O FURTO DO LIVRO SAGRADO DOS JUDEUS E A CONDENAÇÃO Q JESUS TROUXE PARA O POVO ESCOLHIDO DE JEOVÁ!


      KKKKK

      UMA PIADA!

      Excluir
    3. É um crente pior que o outro aqui. O deus persa é só um homem do passado que foi deificado.

      Excluir
  3. O mazdeismo nada mais é de que uma religião,versão dos Homo Capensis, (Anunnak ), conforme textos SUMÉRIOS decodificador pela arqueologia.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o texto!
    O site está de parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Adorei mesmo essa postagem... Agora entendo a proeminência do deus Assur entre os assírios, pois Aura-Mazda e Assur são os mesmos deuses mas com nomes diferentes

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby