Image Map

18 de outubro de 2021

Turan

۞ ADM Sleipnir

Arte de tealines

Turan ("senhora", "ama" ou "amante") era a deusa etrusca do amor, da fertilidade e da vitalidade, e também a padroeira da cidade de Vulci (Velchi em etrusco), uma das mais importantes cidades da antiga Etrúria. Considerada a equivalente etrusca das deusas Vênus e Afrodite, Turan sobrevive no folclore como Turanna, uma espécie de espírito ou fada do amor e da felicidade que ajuda os amantes. 

Nas artes, Turan era frequentemente retratada como uma jovem donzela alada, geralmente vestida com roupas e jóias suntuosas, mas sob a influência da arte helenística durante os séc. II e III d.C., passou a ser retratada nua. Imagens dela foram retratadas em cenas de banheiro de espelhos de bronze etruscos, onde por vezes aparecia ao lado de seu jovem amante Atunis (Adônis para os gregos).

Turan e Atunis em um antigo espelho etrusco

Outras figuras que costumavam aparecer em representações da deusa eram as Lasas, deidades guardiãs na antiga religião etrusca equivalentes aos Lares romanos, que acreditava-se serem sua comitiva. Turan era ainda comumente associada a pássaros como pombos, gansos e principalmente cisnes. 

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Nenhum comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby