16 de abril de 2021

Tambanokano

۞ ADM Sleipnir

Arte de ZanderBarcelo

Tambanokano é um caranguejo de tamanho colossal, pertencente à mitologia/folclore do povo mandaya nas Filipinas. De acordo com as lendas, ele é o segundo filho do Sol e da Lua, e sua morada é um enorme buraco localizado no fundo do oceano. As marés altas são atribuídas ao Tambanokano entrando em seu ninho, enquanto as marés baixas ocorrem quando ele deixa o mesmo, fazendo um grande volume de água preencher o local. Os movimentos do Tambanokano no oceano provocam as grandes ondas que atingem as costas filipinas. Além disso, relâmpagos surgem cada vez que ele abre e fecha os olhos.

Seu irmão, o primeiro filho do Sol e da Lua, foi uma grande estrela. Uma vez, o Sol ficou tão enfurecido com ele, e o cortou em pequenos pedaços e os espalhou por todo o céu, formando assim as estrelas. Assim como o pai, ocasionalmente Tambanokano se enfurece com sua mãe, a Lua, e nesses rompantes de fúria ele emerge do oceano e tenta devorá-la, ocasionando os eclipses. Por isso, sempre que um eclipse ocorre, o povo mandaya grita e bate em gongos e panelas para assustá-lo e fazê-lo retornar ao oceano, salvando a lua de ser engolida.



fontes:
NÃO DEIXE O BLOG MORRER. Separe um minuto para deixar um comentário, elogiando, criticando ou mesmo fazendo sugestões. Um pequeno gesto que ajuda a manter a chama do blog viva!

Nenhum comentário:



Seu comentário é muito importante, e muito bem vindo. Porém pedimos que evitem:

1)Xingamentos ou ofensas gratuitas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Desrespeitar gratuitamente o autor da postagem ou outro visitante. Mantenha a polidez;
6)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Removeremos quaisquer comentários que se enquadrem nessas condições.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderemos responder seus comentários de forma mais apropriada, e você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby