Image Map

3 de maio de 2021

Dain, Dvalin, Duneyr e Durathror

۞ ADM Sleipnir



Dain (antigo nórdico: Dáinn, "O Morto"), Dvalin (antigo nórdico: Dvalinn, "O Inconsciente"), Duneyr (antigo nórdico: Duneyrr, "Trovejando no ouvido") e Durathror (antigo nórdico: Duraþrór, "Sono Próspero") são quatro cervos presentes na mitologia nórdica, que vivem à roer os galhos e folhas de Yggdrasil, a árvore que sustenta os nove mundos nórdicos.

Os quatro são atestados na Edda Poética, no verso 33 do poema Grímnismál, sendo esta a única fonte antiga a mencioná-los, e devido a isso, não se sabe muito mais sobre eles. Alguns historiadores e antropólogos relacionam esses cervos às quatro estações, enquanto outros afirmam que eles representam as quatro fases da lua. Um arqueologista e estudioso islandês chamado Finnur Magnússon (1781-1847) sugeriu em sua relevante obra Eddalæren og dens Oprindelse ("O Folclore Édico e Sua Origem", de 1824que os cervos representavam os ventosCom base na interpretação de seus nomes, ele considerou Dain e Dvalin representações de ventos calmos, e Duneyr e Durathror representações de ventos fortes. Finnur notou ainda que os anões que sustentam os pontos cardeais (Nordri, Sudri, Austri e Vestri) são associados aos ventos, e que dois dos nomes dos cervos, Dain e Dvalin, também são nomes de anões. 

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

9 comentários:

  1. Esse blog tem um excelente material que poderia facilmente virar um livro.

    ResponderExcluir
  2. descobri esse site a pouco tempo. Sempre me interessei por mitologias, desde de criança. Site mt bom espero q ele continue

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 8 anos de blog e contando. Em setembro completo 9 anos de trabalho aqui e enquanto for possível e houver assunto, estarei por aqui.

      Excluir
  3. Você vai colocar esse mito no grupo da mitologia nórdica?

    ResponderExcluir
  4. Melhor blog que existe! Faz mais de deuses chineses, por favor. Eu estou procurando mais dessa mitologia, mas não está fácil encontrar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aos pouquinhos irão entrar mais deuses e criaturas chinesas. Nezha está programado para ser publicado em breve.

      Excluir
  5. Interessante em genshin impact a um dragão de vento com o de dvalin um dos quatro ventos de genhin, talvez dvalin de genshin teve como base essa inspiração

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby