Image Map

10 de maio de 2021

Dijiang

۞ ADM Sleipnir

Arte de blckxeepxiii

Dijiang (Ti-chiang, em chinês 帝江) é uma criatura mítica do folclore chinês, que de acordo com o clássico texto chinês Shan Hai Jing (chinês 山海經, "Clássico das Montanhas e Mares"), habitava em uma montanha chamada Tianshan (“Montanha do Céu”). Ela é descrita como um estranho pássaro com cerca de 1,8 metros de altura, e dotado de quatro asas e seis pernas em um corpo de coloração vermelho vivo e brilhante ou amarelo com uma aura vermelha ao redor, como se fossem chamas. A sua principal característica no entanto é que ela não possui nem cabeça e nem um rosto em lugar algum do corpo, vivendo num estado de confusão constante. Conta-se que Dijiang produz um som que lembra uma canção, e se movimenta de uma forma que parece estar dançando.

Dijiang é frequentemente associado à outra criatura chamada Hundun, um dos chamados Quatro Perigos (chinês: 四凶, Sì Xiōnge descrito como sendo um ser do caos primordial. Hundun e Dijiang compartilham o fato de não possuírem cabeça ou rosto, e no caso do Hundun, ele é dito não possuir nenhum orifício sequer em seu corpo. Para alguns estudiosos, Dijiang é de fato Hundun, e na cultura popular os dois são constantemente vistos como a mesma criatura.

Cultura Popular

Um Dijiang chamado Morris está presente no filme da Disney/Marvel Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis. 

fontes:

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

4 comentários:

  1. Esse bicho é bem bizarro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou em criatura bizarra, falou em Mitologia Chinesa. O Shan Hai Jing é um prato cheio de bizarrices.

      Excluir
  2. Ele me lembrou um pouco o Satori de Naruto Blood Prison.

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby