30 de agosto de 2023

Kurita

۞ ADM Sleipnir

Arte de Gladys Domalaon


Kurita é um monstro pertencente à mitologia da província Maguindanao, em Mindanao, nas Filipinas. Descrito como um ser anfíbio e dotado de muitos membros, conta-se que ele viveu há muito tempo em Maguindanao, onde assombrava as encostas do Monte Kabalalan devorando homens e exterminando toda a vida animal ao redor do mesmo.

Kurita é um dos monstros que aparecem no épico mindanao Indarapatra e Sulayman, no qual Indarapatra, rei de Mantapuli, envia seu irmão Sulayman, um guerreiro feroz, em uma missão para caçar as feras que aterrorizavam a antiga Mindanao.

No épico, enquanto Sulayman observava a devastação causada por Kurita ao redor do monte Kabalalan, o herói é surpreendido pelo seu ataque. Kurita saltou sobre Sulayman, cravando suas garras em sua carne, mas Sulayman conseguiu desembainhar sua espada e cortar o monstro em pedaços. Kurita tornou-se assim o primeiro dos monstros derrotados pelo herói.
fontes:


CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTS SOBRE

      28 de agosto de 2023

      Comunicado (28/08/2023)

      Arte de Martin Roca

      Olá pessoal! Como puderam perceber, dei uma pausa nas publicações, o que não ocorria desde o falecimento do meu pai. Os motivos agora foram melhores pelo menos. Estou em um novo emprego que tem demandado muita atenção e tempo, e além disso iniciei minha faculdade. Com isso, o tempo que usualmente dedicava para pesquisas para o blog diminuiu consideravelmente. 

      Mas não será o fim do blog (eu espero que não rs). 
      • Pretendo dar continuidade às publicações semanais, mesmo que diminua o número de posts que consigo fazer por semana. 
      • O projeto da tradução da Jornada ao Oeste segue sendo realizado (o capítulo 12 atrasou bastante, mas está perto de terminar).
      • O projeto dos posts em áudio deve retornar quando as coisas voltarem ao normal.
      Por hora é isso. Achei que era importante dar uma explicação, principalmente para aqueles que frequentam o blog desde sempre. Até a próxima!.



      16 de agosto de 2023

      Qupqugiaq

      ۞ ADM Sleipnir
      Arte de Michele Esposito

      Qupqugiaq (também conhecido como Kogogiak, Kokogiak, Kukuweaq e Qoqogaq) é um criptídeo com avistamentos relatados nas regiões de tundras do oeste do Alasca, e também no leste da Rússia. Ele é descrito como sendo uma espécie urso polar, porém muito maior e mais forte, sendo capaz de romper camadas de gelo "tão grossas quanto a altura de um homem". Sua característica mais peculiar, no entanto, são as muitas pernas que dizem possuir. Relatos costumam atribuir-lhe seis, oito ou até dez pernas, embora às vezes seja dito que ele possui apenas quatro.

      Como o urso polar, o Qupqugiag é uma criatura semiaquática e habita em locais onde as águas são cobertas por gelo, sendo temido por emboscar barcos. Para atrair os caçadores, ele supostamente se deita de costas e balança as pernas no ar, gemendo de angústia. Também pode cantar como um corvo.  Algumas histórias atribuem habilidades sobrenaturais ao Qupqugiaq, dando-lhe a capacidade de assumir a forma de entes queridos já falecidos. 

      É possível que os avistamentos de Qupqugiaq sejam fruto de uma ilusão de ótica, causada ao se observar à distância grupos de ursos polares, com adultos e filhotes tão próximos uns dos outros que aparentavam formar um corpo só.

      Arte de Traci Shepard

      fontes:

      9 de agosto de 2023

      Bhurey

      ۞ ADM Sleipnir

      Arte de Rodrigo Viany (Sleipnir)

      Bhurey (“marrom” em hindi; às vezes chamado em inglês de Brown Boy ("menino marrom") ou Chicken Boy ("menino galinha")) é um espírito cuja lenda é oriunda das selvas indianas de Darjeeling e Sikkim, onde dizem que ele habita. Aparecendo sob a forma de um menino com asas de galinhas e com garras nas mãos, um Bhurey é capaz de voar por curtas distâncias, além de ser um hábil escalador de árvores.

      Conta-se que Bhureys visitam habitações humanas com o intuito de sequestrar crianças pequenas, em especial aquelas que são negligenciadas ou maltratadas pelos pais. Acredita-se que essas crianças também se tornam Bhureys.

      Arte de Samita Chatterjee

      fonte:
      • Ghosts, Monsters and Demons of India, de J. Furcifer Bhairav, Rakesh Khanna
      Ruby