O Chonchón (também Chon-chon, Quilquil, Totué ou Tué-tué) é uma criatura originária da mitologia mapuche, posteriormente passando a integrar o folclore popular do Chile e do sul da Argentina. Assemelha-se a uma cabeça humana, com orelhas grandes em forma de asas, as quais permitem que ele voe, e também dotada de pernas e garras. Originalmente, trata-se de uma sinistra transformação realizada por kalkus (malignos feiticeiros ou bruxas mapuches), que ao untar seus pescoços com uma espécie de creme mágico, permitem que suas cabeças deixem seu corpo e se convertam nessa horrenda criatura.
Uma vez transformados em Chonchón, os kalkus saem durante a noite causando todo o tipo de infortúnios. Geralmente atacam pessoas que vagueiam sozinhas dilacerando seus pescoços e bebendo seu sangue, mas também atacam pessoas doentes, idosas ou simplesmente adormecidas em seus leitos. Além de reter o conhecimento e o poder que possui enquanto um kalku, o Chonchón também é invisível para pessoas comuns, o que facilita seus ataques. Um Chonchón só pode ser visto por outros kalkus, ou pelas machi, a contraparte benigna dos kalkus, e que usam de suas magias e seus espíritos familiares para eliminá-los.
A menos que você seja uma machi, pouco pode fazer contra um Chonchón. Dizem que enquanto voa, ele grita algo como "tué tué tué", que é considerado um presságio extremamente ruim, geralmente prevendo a morte de um ente querido. Embora não possa ser visto por pessoas comuns, estas podem ouvir esse som e quem sabe prever um ataque (mas provavelmente não consiga evitá-lo). Dizem que recitar certos hinos religiosos ou orações ou desenhar o selo de Salomão no chão faz com que ele vá embora ou mesmo caia no chão, permitindo que seja destruído. Também, dizem que se o corpo do kalku que originou o Chonchón for encontrado, deve ser virado de bruços, e dessa forma ele não conseguirá retornar ao corpo pela manhã.
Acredita-se que esse mito tenha influenciado outros mitos sobre aves consideradas agourentas do Chile, como o coo e o raiquén.
Cultura Popular
Chonchón aparece nas franquias Castlevania, Terranigma e Shin Megami Tensei como um inimigo comum, sendo notável por suas grandes orelhas (na tradução original em inglês de Castlevania: Symphony of the Night, ele conhecido como Bitterfly). Além disso, o MMORPG Ragnarok Online contém um inimigo, que é chamado de "Chonchon", mas em nada se assemelha a criatura mitológica, em vez disso ele possui a forma de uma grande mosca.
Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:
1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas; 2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares; 3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas; 4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico; 5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.
Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.
De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.
Existe um digimon chamado DemiDevimon que se parece com esse mito, deve ser coincidência, mas de qualquer forma são parecidos.
ResponderExcluir