۞ ADM Sleipnir
O Anhangá (ou Anhanga, em tupi: Ahiag̃; em maué: Anhang , "espírito") é uma entidade pertencente ao folclore indígena brasileiro, sendo conhecido por diversas tribos. Ele é um espírito metamorfo, capaz de tomar a forma que ele quiser. Geralmente ele toma a forma de um veado branco com olhos em chamas, porém ele pode se transformar em outros animais e até em ser humano. Conforme a forma que ele toma, ele recebe um nome específico. Alguns dos nomes são:
- Mira-anhangá (forma humana);
- Suaçu-anhangá (forma de veado);
- Tatu-anhangá (forma de tatu);
- Tapira-anhangá (forma de boi);
- Pirarucu-anhangá (forma de peixe pirarucu).
Anhangá é um espírito protetor da natureza. Ele persegue e pune aqueles que caçam filhotes de animais ou animais que estejam amamentando seus filhotes. Um sinal de sua chegada é o som de um assobio, e logo depois o animal caçado desaparece bem diante dos olhos do caçador. O Anhangá engana os caçadores desviando suas balas, direcionando o alvo deles para pessoas queridas a eles. Ele também pode provocar febre, visões e loucura nos caçadores.
Os jesuítas consideravam-no um demônio, semelhante ao diabo cristão. Em seus relatos sobre o Anhangá, eles retratavam-no como um espírito maligno, que era temido pelos povos indígenas.
Ainda me lembro d quando pedi para fazerem esse post rsrs ficou mto bom (só agora eu voltei a ler o blog)
ResponderExcluirvlw ajudou muito no meu trabalho ;)
ResponderExcluirNo meu também
Excluirme ajudou a ganhar pontos na escola
ResponderExcluirArthur- Muito maneiro, nunca vou esquecer essa lenda que me ajudou muito na escola.
ResponderExcluirMaria Eduarda- Adorei essa lenda, só que na outra versão que eu vi, o Anhangá, quando aparece na forma de veado, tem uma cruz na testa.
obg gostei mt da lenda e tb precisava pra um trabalho
ResponderExcluirMuito legal a matéria!
ResponderExcluirAcredito que os Jesuítas associavam o tal mito ao demônio cristão pelo fato dos seus aliados colonizadores praticarem o extrativismo animal, vegetal e mineiral descontrolado, sendo assim possivelmente assombrados pelo tal Anhangá.
Anhanga é um ser iluminado que ate no filme pother ele conjura o patrono que é o cervo tira dementadores significa espiritos demoniacos que gosta de fazer mal por estar desencarnado do mundo
ExcluirNa verdade foi por um erro de tradução. Anhangá significa "espeito velho", eles confundiram com outra palavra tupi que traduzida fica "Espírito Maligno"
ExcluirOii, posso dar uma sugestão? A Natalie Duarte, a mesma das arte da Ticê do blog, tem um desenho do Anhangá sozinho, acho q seria legal substituir uma imagem do veado por uma forma humana dele, pois, apesar do texto falar q ele é um metamorfo, com a imagem isso entraria mais facil na cabeça kkkk, mas é só uma sugestão
ResponderExcluiravaliei ase ar tigo
Excluirajudou no meu trabalho de religião
ResponderExcluirNÃo e oque queria.
ResponderExcluirCristalzinho indígena, amo o mito e as lendas dele, de longe meu Deus preferido.
ResponderExcluirFaz da Ticê a esposa dele por favor.
Olá! Já temos um post sobre ela, mas infelizmente é bem curto pois não consegui encontrar maiores informações: https://portal-dos-mitos.blogspot.com/2017/02/tice.html
ResponderExcluirValeu ne ajudou muito e e bem interessante gostaria de mais informacão meu zap +5533
ResponderExcluir987508683
Nem tufo é lenda..
ResponderExcluir