27 de março de 2014

Osschaart

۞ ADM Sleipnir

Arte de Matias Machuca para o cardgame Mitos y Leyendas

Osschaart (também conhecido como OssaartOsschaard, Oeschaart, Ossaert, Oessaart, Osschaert, Osgaard) é um espírito/demônio metamorfo do folclore belga/holandês, conhecido por sua habilidade de assumir diferentes formas de animais e por carregar sempre consigo pesadas correntes. Ele costumava assombrar a região de Hamme, próxima a Dendermonde, na Bélgica, e se tornou um dos espíritos mais temidos e enigmáticos da cultura local.

O Osschaart não era um espírito necessariamente maligno, mas gostava de punir aqueles que se desviavam do caminho da virtude, especialmente pecadores e pessoas maldosas. Sua área de atuação incluía a capela de Twee Bruggen, onde ele costumava aparecer de maneira especialmente intensa. Sua travessura mais comum era pular nas costas de quem passava por seu território, obrigando a pessoa a carregá-lo até ficar totalmente exausta. As vítimas só se livravam dele ao alcançar uma encruzilhada ou uma imagem da Virgem Maria, pois Osschaart não conseguia passar por esses locais.

A aparência do Osschaart variava conforme suas intenções. Em alguns relatos, ele era descrito como um touro com cabeça humana, com correntes pesadas arrastando pelos pés. Outras vezes, ele aparecia como um cavalo gigantesco, um coelho, um cachorro ou até mesmo um anão ou gigante. No vilarejo de Knoche-sur-mer, o Osschaart também assumia a forma de um fantasma com cabeça de touro.

Osschaart não se limitava a assustar transeuntes; também era comum que ele subisse em barcos de pescadores que se esqueciam de devolver o primeiro peixe capturado à água, uma tradição local para apaziguar o espírito. Em uma história, um pescador que negligenciou essa prática foi punido pelo Osschaart, que se materializou, imobilizando-o e fazendo com que sua pesca desaparecesse.

Em outra história, um pescador de Kieldrecht chamado Blommaert tentou enganar o Osschaart. Depois de perceber que o espírito estava roubando seus peixes, Blommaert cobriu a lareira com esterco de cavalo para impedir que o Osschaart os cozinhasse. O truque funcionou inicialmente, mas, como resultado, no dia seguinte, Blommaert encontrou sua rede de pesca completamente cheia de esterco. O espírito riu alto, deixando claro que não era fácil enganá-lo.

Apesar de ser um espírito travesso, Osschaart foi eventualmente banido. Um padre em Hamme, cansado das punições que ele infligia aos moradores, realizou um exorcismo e o condenou a vagar pelas margens do mar por 99 anos. Ainda hoje, alguns acreditam que o espírito está à espreita, e em Spije, Malines, há um pequeno riacho com uma ponte em forma de caixão que dizem ser o seu túmulo.

Osschaert na capa do disco "Osschaert"(2017) da banda de death, mteal holandesa  Bullcreek


Postagem revisada e atualizada em 18/09/2024

fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby